A Prefeitura de Vinhedo confirmou a morte das 61 pessoas que estavam a bordo de um avião de médio porte da empresa VoePass que caiu em um condomínio residencial em Vinhedo na tarde desta sexta-feira (9). O avião saiu de Cascavel (PR) e ia para Guarulhos (SP). O condomínio residencial fica no bairro Capela. A aeronave, bimotor de passageiros, ATR-72, levava 57 passageiros e 4 tripulantes e explodiu logo após a queda. Casas também foram atingidas.
Equipes de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar foram destacadas à ocorrência. Foram deslocadas equipes dos Bombeiros das cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira, Vinhedo e Valinhos. É o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, ocasião em que houve 199 mortos.
LEIA MAIS
Tarcísio interrompe agenda para acompanhar acidente em Vinhedo
O acidente aconteceu por volta de 13h30. Havia mau tempo na região, mas o motivo do acidente ainda não é conhecido. Segundo relatos de testemunhas, o avião parece ter tido uma pane e despencou. A queda, acompanhada por muitas pessoas, foi amplamente registrada.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está a caminho do local do acidente aéreo. Ele estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e vai direto ao local para acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.
Empresa
Em nota, a empresa VoePass Linhas Aéreas informou que se trata do voo 2283- avião PS-VPB e que "acionou todos os meios para apoiar os envolvidos". "Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", diz a nota. "A Companhia está prestando apoio pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores."