HOMENAGEM

Alunos de Campinas comemoram mês das mulheres das negras

Por Andréia Marques | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
PMC
Estudantes pintaram portas das salas para homenagear mulheres negras
Estudantes pintaram portas das salas para homenagear mulheres negras

O mês de julho é escolhido para comemorar o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. A data, celebrada ontem (25), foi instituída para reconhecer as lutas, conquistas e a importância da mulher negra na construção da sociedade. Em Campinas, estudantes da rede municipal de ensino fizeram homenagens a mulheres negras brasileiras que se destacaram na luta pela igualdade racial.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

As portas das salas de aula da escola "Maria de Fátima Faria Área", no Jardim das Bandeiras, receberam pinturas de rostos de mulheres negras inspiradoras, que fazem ou fizeram a diferença no mundo, em diversas áreas de atuação e profissões.

Através da arte, os estudantes homenagearam a jogadora de vôlei Fernanda Garay; a cantora Alcione; a jornalista Glória Maria; a ativista Lélia Gonzalez; a ginasta Rebeca Andrade; a pesquisadora Jaqueline Goes; a atriz Zezé Motta; e a escritora Carolina Maria de Jesus.

Na quinta-feira (25), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data é importante também no calendário brasileiro. Neste ano, Campinas escolheu o tema "Educação Antirracista" a ser tratado de forma transversal na educação do município.

A Secretaria Municipal de Educação colocou o tema como meta no plano de trabalho para todas as escolas, e várias ações estão sendo realizadas a partir disso. Uma delas é a construção de um protocolo para as ações antirracismo nas escolas. O trabalho desenvolvido na EMEF "Maria de Fátima Faria Área" contempla o tema "Educação Antirracista", que vem sendo abordado em todas as escolas municipais de forma transversal em 2024.

Comentários

Comentários