CUME ALPAMAYO

Jundiaienses fazem expedição histórica em montanha no Peru

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
DIVULGAÇÃO
Os alpinistas de Jundiaí demoraram cerca de 11 horas para vencer os 400 metros de parede de gelo
Os alpinistas de Jundiaí demoraram cerca de 11 horas para vencer os 400 metros de parede de gelo

Os jundiaienses André Perlatti, de 40 anos, guia de alpinismo, e Hikaru Arimura, de 34 anos, completaram uma expedição no cume do Alpamayo, na Cordilheira Blanca, no Peru, considerada a montanha mais bela do mundo e localizada a 5.947 metros acima do nível do mar. 

A aventura durou nove dias e se iniciou com nove alpinistas, mas apenas os dois jundiaienses completaram a expedição. Os outros aventureiros optaram por desistir por dificuldade de aclimatação.

De acordo com o guia, os alpinistas de Jundiaí demoraram cerca de 11 horas para vencer os 400 metros de parede de gelo para chegar até o topo do cume. “Foram nove dias de expedição desde a entrada do parque pelo vilarejo de Cashapampa, a 496 quilômetros de Lima, até a saída pelo mesmo local. A montanha é considerada de graduação média para difícil por exigir bons conhecimentos de travessia e técnicas verticais”, explicou Perlatti.

As dificuldades foram inúmeras, desde passagem por gretas, blocos de gelos de grandes dimensões, avalanches constantes nas proximidades do acampamento e frio de -10°C. “A motivação da equipe e o entrosamento superaram as dificuldades do ambiente”, comentou o guia, que teve queimaduras leves no rosto por conta do frio.

Nesta temporada de 2024, com pouca neve, dificuldades de navegação e qualidade das geleiras, o acesso ao local estava ainda mais complicado. Após a conquista, os dois jundiaienses partiram para a cidade de Huaraz. 

A expedição foi realizada pelo grupo Aventura Alpina Expedições de Jundiaí. Amanhã (25), o guia André Perlatti guiará uma nova equipe na mesma montanha.

Comentários

Comentários