INFLUÊNCIA ITALIANA

Jundiaí tem diferentes opções para comemorar Dia da Pizza

Por Fernanda Bonamigo |
| Tempo de leitura: 6 min
Divulgação
A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos
A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos

Historicamente, a pizza vem desde a pré-história, passando também pela época dos egípcios e gregos, onde era costume preparar discos de massa assados no forno.

Com o passar do tempo, a pizza foi sendo aprimorada principalmente na Itália, onde se tornou símbolo da culinária local. O surgimento da receita como conhecemos hoje foi criada na Campânia, em Nápoles. Nesta mesma cidade foi encontrado, em 1858, um tratado impresso contendo um relato detalhado da receita utilizada para fazer a pizza napolitana, segundo o qual a massa era espalhada com as mãos para dar o formato de disco. O tempero era com azeite ou banha, e depois o cozimento era realizado também em forno a lenha.

O responsável pelo aprimoramento e criação da pizza de marguerita foi Francesco De Bourcard, preparada com mussarela e manjericão. O tomate ainda não era parte da receita, contudo pode-se ler as palavras “o que vem na cabeça” para indicar os recheios de pizza.

Já no final do século XIX, a pizza mussarela chegou à América, graças aos italianos que emigraram para Nova York. Porém, foi somente na década de 1960 que a popularidade do prato rodou o mundo, ganhando diversos admiradores fiéis.

NO BRASIL 

A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino. Em 1910, o chef abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.

Assim como muitos ao redor do mundo, os brasileiros são apaixonados por esse prato e criam novos sabores a cada dia. As características da pizza italiana são o uso de massa grossa, muito molho e recheio de forma moderada; porém aqui no Brasil, o costume é utilizar massa fina, molho na medida certa e potencializar a quantidade dos recheios.

ORIGEM DO NOME 

Os primeiros atestados escritos da palavra “pizza” datam do latim vulgar de Gaeta em 997, como compensação pelo arrendamento de uma fábrica localizada no território do atual Município de Castelforte. No século XVI, em Nápoles, um pão achatado recebeu o nome de pizza, que deriva da distorção da palavra “pinsa“, o particípio passado do verbo pinsère que significa esmagar, moer.

Celebre o Dia da Pizza com as dicas da LIKE. Em ordem alfabética: 

430 Gradi - O grande destaque é este lançamento no dia da pizza: A pizza “sex a pear” será lançada no dia da pizza, 10/07, e exclusivamente neste dia terá preço reduzido de 39,90

Fundada na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, em 2017, a 430 Gradi tem como padrão e diferencial em suas unidades da rede espalhadas por todo o Brasil, servir a autêntica pizza napoletana exatamente como manda a tradição, e por isso em 2019 ganhou o prêmio “50 top pizza” como uma das 50 melhores pizzarias Napoletanas do mundo fora da Itália. Em grande expansão desde sua primeira inauguração, a 430 Gradi se tornou a maior rede de pizzarias napoletanas no Brasil.

Ambiente

A 430 Gradi brinca com a dualidade de trabalhar com um produto extremamente tradicional em um ambiente mais moderno e despojado, que foge das tradicionais cantinas italianas. Com a proposta de um ambiente descolado, de estilo industrial e aconchegante, onde a preparação dos pratos pode ser observada pelos clientes já que o forno é posicionado no meio do salão. As luzes baixas evidenciam a decoração. Os tijolinhos e mensagens nas paredes ajudam a relembrar Nápoles, e mostram que a distância entre as duas cidades nunca foi tão curta.

Conceito e Cardápio

A 430 Gradi é uma pizzaria especializada em pizza napoletana, e esse feito só é possível com o cumprimento de um rigoroso padrão de preparo e qualidade. A unidade de origem da franquia, em Jundiaí, é certificada pela AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana) e aqui em Americana todos os procedimentos também são respeitados.

Além disso, a arte de fazer pizza napoletana é tombada como patrimônio imaterial da humanidade e protegida pela UNESCO.

Sex a Pear (Pizza Bianca) Queijo Fontina, pêra laminada, queijo  gorgonzola, finalizada com mel e farofa de nozes

A massa é preparada de modo artesanal, com ingredientes selecionados e um processo de longa fermentação, que resulta em uma pizza mais leve e saborosa, assada em apenas 90 segundos em um forno a lenha a 430 graus.

As pizzas são de tamanho individual e feitas idealmente para comer com as mãos. Com coberturas equilibradas, prezando a quantidade ideal de cada ingrediente, como o caso da pizza mais pedida, a tradicional Queen Margherita, molho e tomate italiano, muçarela fresca, parmesão, azeite e manjericão. Há no cardápio também sabores exclusivos, criados pelo pizzaiolo da marca, como o caso da Cruella que leva molho de tomate italiano, muçarela fresca, salame apimentado e melado de cana, e Dona Gema – “Pizza Bianca” bacon, parmesão, fios de gema mole com queijo pecorino e pimenta do reino.

O cardápio também conta com saladas, burratas, crostatas e uma entrada especial, a Tavola Napoletana, deliciosamente composta por presunto parma, salame apimentado, calabresa com erva doce, parmesão e muçarela de búfala com molho pesto. Além disso o cardápio da 430 Gradi é repleto de opções de vinhos, cervejas artesanais e drinks especiais servidos especialmente na casa, o mais pedido é a sangria vinho tinto lambrusco, cointreau, suco de laranja, xarope de cranberry e frutas vermelhas.

As sobremesas são outra surpresa a parte, os cannolis da casa são feitos com massa frita especial, doces e crocantes na medida, os Calzones de Nutella são servidos com sorvete de creme e são feitos com a mesma massa artesanal das pizzas, mas servidos em formato meia lua e fechado.

Pizzarela 

Pizzarela Pizzaria Jundiaí é forno à lenha, atendimento no balcão e delivery e está há 24 anos atendendo Jundiaí e região. Nosso cardápio tem mais de 70 pizzas entre salgadas e doces, refrigerantes, cervejas e o delicioso vinho da casa.

   

Além disso, aceitamos todas as bandeiras de cartão refeição, débito e crédito.

Quintal Fratelli - no Dia da Pizza faremos uma promoção especial para PIZZA EM DOBRO. Na compra de 1 pizza Grande o cliente ganhará outra (consulte regulamento).

Com mais de 13 anos de história e o posto entre os 10 melhores restaurantes de Jundiaí – segundo TripAdvisor, a Quintal Fratelli é um restaurante e pizzaria que ama pizza e pasta como você. Nosso restaurante é um lugar para relaxar, brindar e saborear pizzas com borda de parmesão e pratos da gastronomia italiana.

Marca registrada: Nossas pizzas se destacam pela leveza da massa, que possui baixíssima quantidade de fermento e dias de fermentação, até chegar ao ponto certo. É elaborada com uma borda de parmesão crocante e irresistível. Sinta-se no seu Quintal!

Pizza Caprese - Mussarela, ao sair do forno recebe fatias de tomate, mussarela de búfala, molho pesto de azeitonas pretas e manjericão.

•    Servimos almoço com pratos da culinária italiana e pratos executivos.
•    Estamos entre os 10 melhores restaurantes de Jundiai

Verace Pizzeria

 

Uma viagem à pizzaria é muito mais do que uma simples refeição. É uma experiência. E é por esse motivo que a Verace Napolitana Pizzaria foi inaugurada em 2010: com o propósito de resgatar a verdadeira receita das pizzas napoletanas, utilizando apenas produtos de primeira linha, em sua maioria importados da Itália. 

 

  • RUA TRENTON, 27 PARQUE DO COLEGIO
  • TELEFONE: 4521-2402

Clique aqui para fazer parte da comunidade do JJ Online no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.E também clique aqui para ler a edição completa do Jornal de Jundiaí.

Comentários

1 Comentários

  • Luciana Traldi 1 dia atras
    Adorei essa reportagem, deu água na boca kkk! Parabéns p Fernanda e para o jornal JJ!