MUNDO DAS CRIANÇAS

Sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças custará R$ 1,5 milhão

A obra, que foi anunciada em 2023, tem previsão de término em agosto e é feita pela DAE em um espaço no parque Mundo das Crianças

Por Redação | 09/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Tiveram início as obras para construção da sede brasileira do programa Cidade das Crianças. A obra, que está sendo construída pela DAE Jundiaí no Mundo das Crianças e cuja realização está sob responsabilidade da Construtora Romme, custará o valor de R$ 1.576.122,10, conforme publicado na Imprensa Oficial de 24/04/2024.

A obra foi anunciada em março de 2023, quando o município foi nomeado sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças durante o Fórum Internacional das Infâncias. A inauguração do prédio está prevista para agosto, com a presença do pedagogo italiano Francesco Tonucci, que acompanhou o evento do ano passado e é o idealizador do conceito e fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças.

“A partir de agosto, teremos sede própria para tratar das questões ligadas à Rede Brasileira Cidade das Crianças. É mais um ativo para estar à disposição da integração das políticas públicas para a infância e, construído dentro do Mundo das Crianças, que é um dos espaços criados em Jundiaí para aplicação dos conceitos e da metodologia da Rede”, salientou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com concepção do engenheiro Walter da Costa e Silva Filho, diretor presidente da DAE Jundiaí, o prédio será uma construção térrea de 400m² com um design criativo, que reproduz o formato de um enorme e colorido catavento. “Esse é um dos brinquedos mais simples e que encanta a todos, além de também representar a sustentabilidade, quando utilizado para a captação de energia”, justificou.

O local escolhido para abrigar a sede é um ponto estratégico: numa parte alta próxima ao acesso interno entre Mundo e Parque da Cidade, com vista para o Jardim da Mobilidade, a Casa da Árvore e o Foguete. “O prédio terá muitas paredes de vidros, permitindo a visão das crianças brincando pelo parque”, acrescentou Costa e Silva, lembrando que o espaço será destinado às atividades do Comitê das Crianças.

Cidade das Crianças

Além de Jundiaí – sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças – outros 13 municípios já aderiram ao programa, empenhando-se em tornar suas cidades mais agradáveis para os olhos de uma criança. O município vizinho de Louveira foi o mais recente a aderir ao programa, em março deste ano. Também fazem parte da Rede os municípios de Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza e Sobral (CE), Osório e Pelotas (RS) e Itu, Itupeva, Jarinu, Mococa e Mogi das Cruzes (SP).

Municípios interessados na proposta e na adesão à Rede podem obter mais informações pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.