CLIMA

Com frente fria, fim de semana será chuvoso e gelado em Jundiaí

Depois de muito tempo sem chuva e com temperaturas altas, a chegada da frente fria deve amenizar o calor e também aumentar a qualidade do ar, que vem castigando bastante gente

Por Nathália Sousa | 22/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

DANIEL TEGON POLLI

O fim de semana será chuvoso e frio em Jundiaí, após um longo período de estiagem
O fim de semana será chuvoso e frio em Jundiaí, após um longo período de estiagem

Assim como o restante do país, Jundiaí vem passando por um clima atípico nos últimos meses. No entanto, já neste fim de semana, haverá queda de temperatura e a chegada de chuva na cidade. Neste mês, Jundiaí teve menos de 1 mm de chuva, mas a estiagem vem de antes, pois a última vez que choveu de fato no município foi no meio de abril. As temperaturas em maio também estão acima da média para o mês, mas haverá queda e junho, mês das festas juninas, já deve começar com frio.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Jundiaí tem previsão de clima firme nesta quinta (23), com máxima de 28°C e mínima de 16°C. Na sexta (24), a umidade do ar deve subir, pois haverá mais nuvens, mas as temperaturas ainda ficarão entre 18°C e 30°C. Já no sábado (25), a chuva deve chegar, e as temperaturas despencarão, para mínima de 13°C e máxima de 20°C. No domingo, a tendência continua, pode haver chuva com trovoadas e temperaturas entre 12°C e 17°C.

Coordenador de Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano fala que no sábado há previsão de chuva. "A média de chuva em maio nos últimos 12 anos é de 78 mm. Em alguns anos choveu mais, outros menos, mas o menor valor até então é de 2020, com 13 mm. Neste ano, maio teve só 1 mm de chuva, praticamente não choveu. Agora, vamos ter uma frente fria seguida de uma massa de ar frio e vamos sentir isso no sábado, porque deve chover e as temperaturas vão cair para mínima de 15°C e máxima de 19°C. Comparando com a temperatura que tivemos neste mês, é uma diferença significativa."

Gimenez diz que a próxima semana ainda será chuvosa. "No domingo e na segunda, a chuva deve continuar, mas não deve ser volumosa. O pico do frio provavelmente será na terça, com previsão de mínima de 11°C e máxima de 19°C, com chuva."

Com a chegada da frente fria, outros problemas também devem ser sanados, como a baixa qualidade do ar. "Vamos ter um sossego do fogo em mata, porque, comparado com maio de 2023, que teve 53 mm de chuva, neste mês, já batemos recordes de fogo em vegetação, tivemos só 1 mm de chuva até agora. Então, pode ser que até o fim do mês venha 30 mm, 40 mm de chuva. Esse quadro, de 1 mm, vai mudar. Também temos qualidade do ar ruim, por causa da baixa umidade do ar. Os poluentes não são dispersados, porque falta umidade. Quando chove, o ar passa a ter qualidade boa e as pessoas sofrem menos."

CUIDADOS

Apesar da previsão do tempo indicar chuva não muito volumosa, o período que a cidade passa de estiagem exige alerta. "Fizemos o dever de casa, com desassoreamento de córregos, limpeza de valas, galerias, bocas de lobo, então é esperada uma chuva sem transtornos. Depois de tanto tempo, há apreensão, porque são mais de 20 dias sem chuva. A previsão deixa a gente tranquilo, mas monitorando sempre, para que tenhamos a melhor informação do cenário."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.