PERIGO

Prefeitura de Jundiaí alerta população sobre golpes na internet

Em ambos os casos, são pedidos dados em formulários

Por Redação | 15/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

No caso da oferta falsa de óculos, imagens de UBSs de Jundiaí foram usadas indevidamente
No caso da oferta falsa de óculos, imagens de UBSs de Jundiaí foram usadas indevidamente

A Prefeitura de Jundiaí emitiu nesta quarta-feira (15) duas notas alertando a população sobre golpes que vêm sendo aplicados pela internet usando a imagem de equipamentos públicos da cidade. Trata-se de uma oferta falsa de cursos e da oferta falsa de exames de vista e óculos gratuitos. Em ambos os casos, são pedidos dados em formulários.

A Prefeitura de Jundiaí informa que tentativas de golpes e circulação de informações falsas ligadas a serviços oferecidos acontecem esporadicamente. Nestes casos, a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) atua no esclarecimento dos fatos e veiculação das notícias verdadeiras. Vale ressaltar, ainda, que todo e qualquer serviço oferecido pela prefeitura é divulgado nos próprios canais oficiais de comunicação, à disposição para consulta do munícipe.

CURSOS

A Prefeitura de Jundiaí informa que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes, nas mais variadas áreas de atuação, a moradores da cidade. A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada pelos aplicativos de mensagem.

A instituição esclarece que todo e qualquer curso oferecido é amplamente divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura e são oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

ÓCULOS

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe!

São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente.

A orientação é que os usuários busquem pela UBS referência para o agendamento de consulta oftalmológica e para o esclarecimento de dúvidas sobre os atendimentos prestados pela rede pública municipal de saúde.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.