HSV

Prefeitura inicia implantação de Inteligência Artificial em Pronto Atendimentos

O recurso inovador será o sistema de alerta para as equipes de Atenção Básica

Por Redação | 12/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Sistema de inteligência artificial já é utilizado no HSV e passará a agregar no atendimento de PAs
Sistema de inteligência artificial já é utilizado no HSV e passará a agregar no atendimento de PAs

A Prefeitura de Jundiaí deu início, nesta quinta-feira (25), à implantação do projeto de Inteligência Artificial nos Pronto Atendimentos (PA), com o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), para automatizar processos, integrar sistemas, realizar acompanhamento de pacientes crônicos e no pós-alta, emitir alerta, entre outras funções. Ela está sendo feita em conjunto com a healtech Munai.

O recurso inovador será o sistema de alerta para as equipes de Atenção Básica, alocadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Clínicas da Família de cada região. Eles avisarão quando o paciente atendido for internado, receber alta ou buscar um Pronto Atendimento, garantindo assim um cuidado integral a esse cidadão.

“Em alinhamento aos conceitos de Cidade Inteligente e Saúde 4.0, Jundiaí realiza mais um importante investimento que dará um salto de qualidade na prestação do serviço público. A tecnologia, somada aos equipamentos pré-hospitalares e ao Hospital São Vicente, fortalecem o ecossistema de saúde criado no Município e entregarão agilidade no cuidado das pessoas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A plataforma foi apresentada por membros da Munai, em reunião na Sala de Situação, no Paço Municipal. “Automatizar processos significa otimizar recursos e destinar os servidores ao que realmente interessa, que é no cuidado com as pessoas”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Além de Parimoschi e o gestor de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, estiveram presentes o superintendente do HSV, Matheus Gomes, e o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi.

“Estamos aprimorando cada vez mais e usando a tecnologia a serviço do cidadão. Na área da Saúde sabemos o quanto é importante este tipo de investimento. Prezamos pela acolhida e conforto das pessoas que buscam atendimentos nas UBS e hospitais de Jundiaí e sabemos que, muitas delas, estão vulneráveis nesse momento. Acredito que estamos avançando e, seguramente, nossa cidade é exemplo de bom atendimento”, avalia Marquezi.

“Muitas pessoas com doenças crônicas, como hipertensão ou diabete, buscam diretamente o Pronto Atendimento antes de passar pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), na Atenção Básica. Esses alertas serão fundamentais para que a gente capte esse paciente e destine ao local correto para o tratamento adequado. Com esse investimento Jundiaí dá mais um passo para se consolidar como uma referência na prestação de serviço em Saúde no Brasil”, comenta o Gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.

Vale ressaltar que o Hospital São Vicente utiliza o sistema de inteligência artificial intra-hospitalar para a gestão e coordenação dos cuidados de seus pacientes em caso de infecção generalizada (sepse), desde 2021. A ferramenta possibilita tomadas de decisões rápidas e assertivas, contribuindo para salvar muitas vidas.

“O investimento em tecnologia e novos equipamentos é essencial para o Hospital São Vicente e implantar o sistema de Inteligência Artificial, que vai conectar a Rede Básica, Pré-hospitalar e Hospitalar, é mais um importante passo dado pela Instituição em direção à sua transformação digital e ao conceito de Saúde 4.0. Esta parceria com a Prefeitura de Jundiaí e a healthtech Munai contribuirá para um atendimento mais seguro e assertivo para as pessoas que buscam o nosso serviço”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.