MEIO AMBIENTE

Prefeitura vai plantar mais de seis mil árvores

As árvores serão plantadas na áreas de amortecimento da Serra do Japi e também às margens do Rio Jundiaí

Por Redação | 03/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

As árvores serão plantadas na áreas de amortecimento da Serra do Japi e também às margens do Rio Jundiaí
As árvores serão plantadas na áreas de amortecimento da Serra do Japi e também às margens do Rio Jundiaí

Para garantir a qualidade e a preservação ambiental, Jundiaí investe na proteção de áreas próximas à Serra do Japi, ampliando o patrimônio protegido da cidade. A mais recente área determinada como de proteção tem 78 mil metros quadrados, na zona de amortecimento da Serra do Japi, que atende compensações para obras realizadas na cidade, como a ampliação Avenida Frederico Ozanan. Além disso, outras 6,6 mil mudas serão plantadas ao longo das margens do rio que corta a cidade, trazendo maior qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação.

"O desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a preservação. Em Jundiaí conseguimos unir as duas frentes: a Cidade das Crianças, que está entre os cinco melhores PIBs paulistas, é também reconhecida como a segunda cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, em estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), publicado em abril de 2023. O compromisso com a preservação e o desenvolvimento está na política pública desenvolvida na cidade", comenta o prefeito, Luiz Fernando Machado, ressaltando que a preservação ambiental é essencial para a qualidade de vida da população.

A compensação ambiental para a obra de canalização do rio Jundiaí, por exemplo, garante a preservação de 78 mil metros quadrados de mata em pé, o que amplia a proteção ao patrimônio natural da Serra do Japi. A medida, denominada como área verde de preservação e teve o investimento de R$ 448,5 mil. Atualmente, a área tombada em Jundiaí na Serra do Japi é de 93 milhões de metros quadrados.

Margens do Rio Jundiaí

Além da área de mata nativa preservada, a Prefeitura de Jundiaí ainda conta com projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí, com plantio programado, com início em 10 de dezembro, para o plantio de 6,6 mil mudas. A primeira fase de plantio será na divisa com Várzea Paulista, na margem esquerda do rio.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.