A Black Friday, que é uma expressão em inglês que significa Sexta-Feira Negra, começou de forma negativa nos Estados Unidos, especificamente na Filadélfia, na década de 1960, no dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças (Thaksgiving, em inglês), onde a polícia se deparou com uma onda de tráfego intenso e uma série de tumultos. Entretanto, a partir de 1980, o termo passou a ser utilizado para propaganda de liquidações e ofertas pelo País.
Assim, a Black Friday se tornou um evento que ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de Novembro, e como disse, foi definida a partir do tradicional feriado norte-americano que é um momento de reunião familiar em agradecimento a tudo que eles têm, como amigos, familiares, saúde, dentre outros agradecimentos.
No Brasil, o evento Black Friday surgiu em 2010 e ocorre no mesmo período dos Estados Unidos. Desde então, a luta do Governo Brasileiro é intensificada nesse período para evitar os abusos e enganos conhecidos como "Black Fraude".
Nesse período devemos ficar atentos aos inúmeros golpes que na maioria consistem no aumento do preço nos dias que antecedem o evento, para que com o desconto Black Friday sejam vendidos praticamente no preço ao original.
Já tive a oportunidade de participar do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e logicamente da Black Friday na versão original e digo para vocês, que por lá as ofertas e promoções são bem diferentes, pois realmente valem a pena. Por exemplo, comprei um vidro de perfume Azaro de 200ml e levei grátis outro vidro do mesmo perfume de 100ml e mais uma valise como brinde da loja.
No período de Black Friday nos Estados Unidos, as lojas abrem a meia-noite, e formam-se filas gigantescas na frente de algumas lojas famosas, e algumas contratam funcionários que dão suporte a fila, oferecendo água, refrigerante e acredite, até salgadinhos, ou seja, bem diferente do Brasil.
No Brasil o Black Friday dá o pontapé inicial as compras natalícias e o país fatura bilhões de reais com o evento, que movimenta positivamente a economia, mas reconheço que os descontos são fracos, muitas vezes entro numa loja e apenas uma pequena parte da mercadoria faz parte do Black Friday, ou seja, na maioria não vale a pena. Mas existem aquelas poucas lojas que realmente oferecem seus produtos e serviços com descontos consideráveis, que vale a pena encarar.
Atualmente no Brasil, a Black Friday é uma ação promocional realizada pelo comércio, com o intuito de aquecer o consumo e a venda de mercadorias e serviços e a data se destacou exponencialmente para o comércio varejista, assumindo o posto da segunda data mais rentável para o comércio on-line, perdendo apenas para o Natal.
Na verdade a Black Friday é um evento se reproduz no Brasil numa espécie de imitação do formato norte-americano, mas só emplacou mesmo em 2012, cuja a prática se consolidou e muitos lojistas passaram a fazer promoções pontuais no dia específico, enquanto outros optam pelo o mês inteiro de novembro para realizar promoções.
Sendo assim, sugiro a você caro leitor, não compre nada com a emoção, tenha cautela, pesquise bastante, mas deixo a dica, as lojas físicas nunca conseguem bater os preços das lojas virtuais, confira e boas compras.
José Roberto Charone é advogado (charoneadvogados.com.br)