ATENÇÃO

Mulher tenta pagar a conta de luz via PIX e cai em golpe

Segundo a própria empresa, já são vários casos recentes de pessoas que tentaram pagar a conta e foram vítimas de estelionato

Por Fábio Estevam | 09/09/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

A moradora de Itupeva tentou pagar a conta via PIX e foi vítima de golpe
A moradora de Itupeva tentou pagar a conta via PIX e foi vítima de golpe

Uma mulher de 42 anos, moradora em Itupeva, procurou a Polícia Civil nesta semana para registrar Boletim de Ocorrência de estelionato, após tentar pagar a conta de energia, via Pix, e cair em um golpe. De acordo com ela, o dinheiro acabou sendo enviado a um estelionatário. Ao procurar a CPFL, ela foi informada de que o site da empresa havia sido invadido por hackers e estaria sendo usado indevidamente. Procurada pelo Jornal de Jundiaí, a CPFL confirmou o problema e também informou que outras pessoas estão sendo vítimas. (Obs: Leia a nova nota da CPFL, enviada nesta quarta-feira (13), com retificação da nota encaminhada anteriormente).

A mulher disse que também já acionou o banco para tentar reaver o dinheiro. Assim como ela, a reportagem do JJ apurou junto a fontes policiais que outras vítimas já registraram BO em Jundiaí e região por conta do mesmo problema.

NOVA NOTA: A CPFL Piratininga informa que tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e esclarece que não se trata de ataques em seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro. A empresa ressalta que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.

A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.

Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:

A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.

Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51.

Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Piratininga, além do site e do app CPFL Energia, são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 e call center 0800 010 2570 (ligação gratuita).

NOTA ANTIGA: Por meio de nota, a CPFL Piratininga informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados no ambiente digital e esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação. A empresa destaca que reforça constantemente em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços. A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".

A empresa também deu orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:

-A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.

-Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51.

-Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

-A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

-Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Piratininga, além do site e do app CPFL Energia, são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 e call center 0800 010 2570 (ligação gratuita).

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Silvia Helena Lopes Louzada
    31/10/2023
    Paguei três contas pelo saite da cpfl ,e após três minutos vi que foi cobrado duas vezes o mesmo valores , fui a liguei várias vezes na cpfl mas nunca fui atendido ,aí fui pessoalmente, e disse o que avia acontececido, eles me disseram que as contas estavam em aberto e que não foi paga ,e quenão podia fazer nada pra me ajudar ,sendo que o saite da cpfl é deles
  • Aline Gomes De Deus
    11/09/2023
    Boa tarde comigo aconteceu igual moro em sumare peguei no app da cpfl e paguei apareceu certinho quando finalizei veio o comprovante no nome de um homem ja fui atras na mesma hora maos nao teve geito .