ABERTA

RMJ e Governo de SP farão reunião pública

Ainda neste encontro ocorrerá a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (PDUH)

Por Redação | 16/07/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

A reunião que acontece nesta segunda é aberta a sociedade civil
A reunião que acontece nesta segunda é aberta a sociedade civil

A Região Metropolitana de Jundiaí, criada em novembro de 2021, é composta por sete cidades: Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. Nesta segunda-feira (17), os prefeitos e secretários estarão reunidos com representantes do Governo de São Paulo para instalar seu Conselho de Desenvolvimento, dando posse aos conselheiros e elegendo a primeira executiva. A reunião é aberta a sociedade civil.

Jose Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, explica que "o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí terá a fundamental tarefa de organizar, planejar e fortalecer a mais jovem e pujante conurbação urbana de nosso país".

"A missão essencial é garantir desenvolvimento sustentável, que promova equidade socioespacial, enfrentando as desigualdade e garantias qualidade de vida para todos", afirmou.

Na sequência, os sete municípios serão acionados para estudar modelos sustentáveis de implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), documento que reúne propostas de projetos estratégicos regionais; elas servirão para integrar o Plano Plurianual de São Paulo (PPA), que é a lei que define as diretrizes e objetivos do governo estadual, apontando metas para cada área de atuação por um período de quatro anos, entrando em vigor sempre no segundo ano de mandato do governador eleito.

Esse debate faz parte da rodada de conversa que o governo paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), está tendo com com todas as nove metropolitanas do estado, que somam 236 localidades.

Ainda neste encontro ocorrerá a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (PDUH), que estabelece diretrizes, projetos e ações do Governo de São Paulo até 2040, com os seguintes eixos: habitação, transporte e mobilidade, meio-ambiente e sustentabilidade.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.