REGIÃO

Caça a ladrão responsável por onda de furtos acaba com prisão de suspeito

O homem preso é suspeito de vários furtos, o mais recente na manhã desta quarta-feira (24), onde foi flagrado por câmeras de monitoramento

Por Fábio Estevam | 25/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Polícia

DIVULGAÇÃO

.
.

Policiais militares detiveram no final da tarde desta quarta-feira (24), um homem suspeito de ser o autor de uma onda de furtos em Morungaba, cidade que faz parte da região administrada pela Delegacia Seccional de Jundiaí. Ele foi detido após mais um crime, cometido pela manhã, desta vez a um supermercado, onde foi flagrado por câmeras de monitoramento ao pedir que o dono do local pegasse para ele um tempero Sazon, nos fundos do estabelecimento. Na ausência da vítima, ele pegou mais de R$ 300 do caixa e deixou o local. Depois de detido, ele foi conduzido ao Plantão Policial, ele foi preso em flagrante pelo delegado Rodrigo Carvalhaes.

De acordo os PMs, eles já tinham conhecimento sobre um furto ocorrido na terça-feira (23), onde receberam fotos do autor, enviadas por populares pelo WhatsApp. Nesta quarta-feira (24), à tarde, tomaram conhecimento de que o mesmo ladrão havia praticado mais um furto, pela manhã, desta vez em um supermercado no bairro Brumado - inclusive receberam um vídeo do momento do crime. Com base nesses dois crimes recentes e sob suspeita de que este mesmo criminoso já vinha aterrorizando a cidade, os PMs passaram a patrulhar e fazer diligências vistas a detê-lo.

Já passava das 17h quando os agentes conseguiram localizar e abordar um suspeito dos crimes, pela rua Pedro Molena. Em revista pessoal, um soldado encontrou uma faca na cintura do homem, além de R$ 11,50. Indagado, ele negou a pratica dos furtos. Porém, com base nas filmagens do estabelecimento furtado - que foram mostradas ao suspeito -, ele foi conduzido à delegacia.

Foi realizado contato com o proprietário do estabelecimento furtado nesta quarta-feira, sendo que compareceu uma representante, que reconheceu o suspeito. Também foi feito contato com uma das vítimas do furto ocorrido na data anterior, o qual também compareceu e reconheceu o homem detido como autor de todos os crimes.

PREVENTIVA

Além de prender o suspeito em flagrante por furto, o delegado Carvalhaes também solicitou a prisão preventiva: "A segregação cautelar é importante para se garantir a ordem pública. A quantidade de crimes de furtos está em plena ascensão no município de Morungaba, sendo certo que seus autores invariavelmente buscam vender esses produtos para comprarem entorpecentes. Ocorre que, em liberdade, voltam a praticar os mesmos ilícitos em busca de recursos para adquirirem novamente drogas de alto poder viciante, especialmente "crack", em uma espécie de "ciclo vicioso", que precisa ser interrompido imediatamente", disse a autoridade, em registro de ocorrência.

E a consideração segue: "a prisão preventiva pode ser decretada quando presentes os requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal, quais sejam: a) garantia da ordem pública; b) garantia da ordem econômica; c) conveniência da instrução criminal; e d) assegurar a aplicação da lei penal. O furto qualificado é um crime grave, que atinge a propriedade alheia e a ordem pública, podendo ser considerado um indicativo de periculosidade do agente, sendo possível a decretação da prisão preventiva, mesmo que se trate de réu primário. Na hipótese dos autos, a prisão preventiva foi decretada em razão da gravidade concreta do crime, a indicar a necessidade de se garantir a ordem pública, diante da periculosidade do agente".

Com isso ele foi levado para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, para aguardar audiência de custódia a ser realziada nesta quinta-feira.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.