POLUIÇÃO

Descarte irregular de entulho é flagrado por câmera de segurança

Por Vitor Silva | 18/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo Pessoal

Entulho
Entulho

Uma câmera de segurança de uma casa na rua Pedro Bortolini, na Vila Mafalda, flagrou o momento que uma série de entulhos foi descartada de maneira irregular em cima da calçada.

O caso aconteceu no início da tarde da última segunda-feira (13) e no vídeo é possível ver quando uma van passa, para e um homem desce para abandonar o lixo de maneira ilegal.

O descarte irregular gerou indignação por parte dos moradores. "Isso é muito ruim, pois acaba deixando a cidade feia com o lixo espalhado. O entulho deve ser jogado no devido lugar, não em qualquer calçada. Resta saber qual a decisão da prefeitura quanto a isso", comentou uma moradora, que não quis ser identificada.

O descarte ilegal de entulho pode causar diversos danos ao meio ambiente e à saúde da população, visto que pode poluir o solo ou rios com substâncias nocivas, podendo também atrair pragas e doenças.

De acordo com a lei municipal (Nº 2.140 de 1975) o descarte irregular é crime plausível de multa. A Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade possui Ecopontos que recebem até um metro cúbico de material por endereço por semana. Os endereços desses Ecopontos estão no site da Prefeitura de Jundiaí (vá até a aba de serviços públicos - limpeza pública - ecopontos). Pelo site também é possível consultar o local mais próximo da residência.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.