Há 17 anos escrevo uma coluna semanal na imprensa, no maior do tempo neste grande Jornal, o que para mim é um privilégio e uma grata satisfação. Quando fui convidado, firmei-me na intenção de eleger como personagem de minhas crônicas esta querida cidade de Jundiaí. Sentia a necessidade de avivar a memória dos fatos e das coisas que tornaram esta terra tão encantadora. Com a colaboração, estímulo e o incentivo de tanta gente querida, gesto generoso e inesquecível, continuamos seguindo em frente.
Como no dizer do poeta Drumond, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez. Aí peço permissão para entrar com minha mensagem de amor por Jundiaí e por todos aqueles que levam o nome da cidade ao destaque que sempre mereceu. À competência jornalística do Anelso Paixão, a Sueli Muzael e Tobias Junior. Aos cardeais da sagrada Sexta, Vanoil (Passarela), Pascoal Suenson (irmãozinho), o dono da poltrona Pitico Raymundo, Don Contursi e Ienne, Mauro Marques. À turma do UPA, Paganini, Quequelo, Belesso. Aos acadêmicos da Academia de Letras comandados pela Susana Ferreti, e da Academia Letras Jurídicas presidida pelo dr. Glauco Ramos. Ao grande Afonso Pereira, a voz bonita do rádio. O capitão do time forte do esporte Adilson Fredo. O colunista do "faz e acontece" Théo Conceição. A Ana Toneli . Ao Val Jr. O sempre global Rivelino Teixeira. O comentarista craque de bola Mozeli. À turma do ACRE comandada por Getulio de Sá. Ao sempre mais doce Orlando Gazolla. Ao Marcio Nogueira, Lucinha, Ivone, Eduardo Seixas, Lilian, Kaco, Renato e Elida Furtado do Amigos. A Luiz Fernando, nosso prefeito, e gestores Parimoschi e Adilson Rosa. Deputado Miguel Haddad. Amigos de Edgar de Jesus, Antonio Gropelo, Tuto Fabricio, Adilson Pilot de Vinhos e Eventos. Às poetisas Valderez de Melo e Lucia Andrade Gomes. O Clube da Lady de Naylor Gropelo. O grupo de futebol dos Masters do Clube nas estrelas maiores de Orides Russi e de Esquerda da Pizzaria Marguerita. O nosso Kanto da "Piscina da Eva", Cidinha Mazoni, Borracha e minha mulher Miriam. Os amigos do Tênis do meu filho Daniel. Às meninas do beach tennis de minha filha Thais. Um abraço especial ao meu amigo Claudio Andrade Gomes. Ao grande Afonso Pereira, a voz bonita do rádio. Sem esquecer do médico jundiferreirense Vagner Ligabó, João Luis Bueno, Djalma Lacerda, advogado Martinelli, professor Antonio Gomes, dr. Mauro Rocha. Aos magistrados Jefferson Barbin, Luis Antonio, Renato Nalini, Garibe, Artur Marques. Aos médicos Botene, Adilson (icon) e Sidenei Bulizani e Vitor Roselis. In memorian à escritora Sonia Cintra, Josué do Prado, Eduardo Kalaf, João Carlos Lopes, Picoco Bárbaro, Claudio Soares Levada. O sincero perdão pela falta de citação de algum nome que a lembrança tenha me faltado. Termino o artigo de hoje agradecendo o amigo jornalista Edu Cerione, que assim, em algum tempo, escreveu:
"Tornar a leitura interessante e conquistar um público cativo é o grande desafio de todo o cronista. Com sofisticação no desenrolar das histórias e conclusões saborosas, Guaraci Alvarenga convida os leitores a passeios por diferentes lugares e a conhecer pessoas diversas, sempre de um jeito especial. Sem ostentação, Guaraci, conquistou um espaço na vida do jundiaiense."
Saúde e sorte a todos. Um Bom Ano a todos nós.
Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)