Vacinação contra a raiva animal: confira o cronograma de imunização em Itupeva

Por Redação | 24/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Itupeva

Prefeitura de Itupeva

Vacinação contra Raiva em Itupeva
Vacinação contra Raiva em Itupeva

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) dá continuidade à vacinação antirrábica em Itupeva e informa os tutores de cães e gatos, que o cronograma de imunização deste ano seguirá até o dia 17 de dezembro.

De acordo com a médica veterinária, Jane Silveira Fraga, de março a setembro de 2022, o setor vacinou 582 cães e 264 gatos. “Desta totalidade, mais de 70% destes animais foram vacinados nos meses de agosto e setembro, com a instalação dos pontos de vacinação distribuídos na cidade”, explicou.

A vacinação de rotina acontece sempre aos sábados, das 9 às 12 horas. No entanto, os atendimentos são realizados conforme agendamento prévio pelo telefone (11) 4591-8527 e confirmação pela equipe da UVZ.

Até o final do ano, o setor definiu o seguinte cronograma:

Data: 05/11/22

Local: CEMEB José Leme do Prado Filho

Endereço: rua São Sebastião, 265, Santo Antônio

Data: 19/11/22

Local: a definir

Data: 26/11/22

Local: CEMEB Maria Stela Izzo

Endereço: rua Pedro Ferreira dos Santos, 291, Parque das Hortênsias

Data: 03/12/22

Local: CEMEB Laerte Retondo

Endereço: rua Geraldo Ferraz, 528, Nova Monte Serrat

Data: 10/12/22

Local: CEMEB Jacob Victor Levis

Endereço: rua Indaiá, 50, Guacuri

Data: 17/12/22

Local: CEMEB Thereza Angelina Lourençon

Endereço: avenida Emílio Chechinato, 95, Jd Alegria

Saiba mais - Para o ano de 2023, um novo cronograma será organizado pela UVZ. Os pontos de vacinação serão sempre os mesmos e as datas serão divulgadas a cada três meses.

A vacinação contra a raiva é anual e cães e gatos podem ser vacinados a partir dos três meses de vida.

A coordenadora da UVZ, Gilmara Breda Hino, explicou que, além da vacinação antirrábica de rotina, o setor também realiza outras ações de combate a raiva. “Estamos realizando a vacinação de cães e gatos que tiveram contato com morcegos, também recolhemos morcegos doentes, mortos ou com comportamento atípico e fazemos o acompanhamento de animais agressores ou que, por acidente morderam alguém. Além disso, caso haja algum cão ou gato com diagnóstico de raiva, faremos o bloqueio de foco, ou seja, vacinação de todos da região onde ocorrer o caso positivo de raiva”, concluiu.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.