05 de dezembro de 2025
FORA DE ÉPOCA

Eleitores de Guará escolhem novo prefeito neste domingo

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes Sociais
Filipe Furtado da Rocha (Republicanos) e Tulio de Mattos Figueiredo (Podemos) disputam a Prefeitura

Eleitoras e eleitores de Guará, na região de Franca, retornam às urnas neste domingo, 7, das 8h às 17h, para definir quem comandará a Prefeitura até 2028. A eleição suplementar foi convocada após a cassação da candidatura do prefeito reeleito em 2024, Vinícius Magno Filgueira (PSD), conhecido como Vinícius Engenheiro.

Com cerca de 19 mil habitantes e aproximadamente 14 mil eleitores, Guará terá nova disputa porque o Tribunal Regional Eleitoral manteve a decisão que considerou irregular a candidatura de Filgueira. O Ministério Público Eleitoral entendeu que sua reeleição configuraria terceiro mandato consecutivo, já que ele assumiu a prefeitura entre 2017 e 2019 como vice e venceu as eleições de 2020. A impugnação levou à convocação do novo pleito, aprovado por unanimidade pelo TRE-SP.

Quem são os candidatos

Duas chapas estão registradas para a eleição suplementar:

Organização do pleito

Guará possui seis locais de votação e 48 seções, sob responsabilidade da 60ª Zona Eleitoral (Ituverava). Estão aptos a votar os eleitores com domicílio no município registrado até 9 de julho deste ano.

A diplomação do prefeito e vice eleitos está prevista até 9 de janeiro de 2026.

Quem é obrigado a votar

O voto é obrigatório para maiores de 18 e menores de 70 anos. É facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas com mais de 70.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou o aplicativo e-Título (com foto habilitada para quem tem biometria).

Regras de votação

Condutas proibidas

É permitida manifestação individual e silenciosa com camisetas, adesivos e acessórios. Mas é proibido:

O transporte de eleitores só é permitido se for a serviço da Justiça Eleitoral ou coletivo gratuito fornecido pelo poder público.

A eleição deste domingo define quem comandará Guará após um período de instabilidade política e garantirá novo rumo à administração municipal até 2028.

Leia mais: Mais uma cidade da região de Franca terá nova eleição a prefeito