07 de dezembro de 2025
JULGAMENTO

Franca: ex-PM é absolvido pela 2ª vez pela morte de cabeleireiro

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
WhatsApp/GCN
À esquerda, família da vítima; na parte superior, ex-policial Tiago Moraes Lopes e, na inferior, Matheus Gustavo Silva

O ex-policial militar Tiago Moraes Lopes, 40, foi absolvido pela segunda vez pela morte de Matheus Gustavo Silva, de 25 anos, ocorrida em julho de 2020, na região Leste de Franca. O segundo julgamento foi realizado nesta quinta-feira, 13, no Fórum de Franca.

Foram quatro votos a favor da absolvição e três contrários. A família de Matheus acompanhou a sessão da plateia e não se conformou com o novo veredito. A mãe e o padrasto da vítima voltaram a afirmar que o jovem buscava ajuda quando foi morto.

Matheus, que trabalhava como cabeleireiro, foi baleado na madrugada do crime. Câmeras registraram o momento em que ele desceu do carro e discutiu com Tiago. Em seguida, o ex-PM iniciou uma perseguição. A vítima tentou ligar para a polícia, mas foi atingida após Tiago descer do veículo e atirar. O jovem morreu no local.

No júri, Tiago manteve as mesmas alegações feitas anteriormente, de legítima defesa, e afirmou que Matheus teria entrado de repente em seu carro para roubá-lo.

Após o crime, o então policial continuou na corporação, foi transferido para São Paulo e promovido de cabo a sargento. Depois do primeiro julgamento, também com absolvição, a família do jovem conseguiu anular o júri. Tiago acabou expulso da Polícia Militar.

Apesar da absolvição, ainda cabem recursos. A defesa pretende tentar, na Justiça, a reintegração de Tiago à Polícia Militar. Já a família afirma que continuará recorrendo para reverter o resultado.

Leia mais:Ex-PM vai a júri em Franca nesta quinta; família pede justiça