O prefeito de Capetinga (MG), a 43 km de Franca, Reginaldo Mendonça (Cidadania), comemorou a implantação da terceira faixa na Serra de Capetinga, já em Minas Gerais, trecho conhecido pelo alto índice de acidentes, na rodovia que liga a região de Franca ao Sul de Minas. Segundo ele, a conquista é resultado de uma intensa mobilização junto a prefeitos da região, lideranças políticas e o DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais).
Mendonça relembrou que o pedido pela terceira faixa é antigo. “Quando eu era vereador, eles fizeram o projeto da terceira faixa, mas só o desenho, não havia asfalto. Eu cobrava na Câmara e dizia: um dia que eu for prefeito, se Deus quiser, vou conseguir tirar esse trecho do papel”, contou.
Segundo o prefeito, quando a recuperação da pavimentação entre Capetinga e Itaú de Minas foi anunciada, o trecho mais crítico da serra, com de cerca de 1,9 km, havia ficado de fora do contrato inicial. “Colocaram a obra no início da serra e no fim, mas o meio, justamente onde mais aconteciam acidentes, não seria contemplado. A licitação era de R$ 25 milhões, mas seria possível incluir o trecho com um aditivo”, explicou.
Diante disso, ele reuniu apoio de prefeitos vizinhos e lideranças políticas. “Chamei os prefeitos de Cássia, Pratápolis e Itaú de Minas, e no dia seguinte já procuramos o Rodrigo Tavares, do DER, em Belo Horizonte. Também entrei em contato com o deputado João Vítor Xavier, do meu partido, o Cidadania.”
O movimento ganhou repercussão e o DER acabou incluindo o trecho no projeto. “A imprensa cobriu de perto a situação, e isso ajudou muito. O Rodrigo, do DER, me disse que havia recursos para três regiões, mas a nossa não estava incluída. Por insistirmos e mostrarmos a necessidade, ele concedeu os 1.900 metros restantes. Foi aí que a obra realmente se tornou completa”, afirmou.
O prefeito destacou que o resultado é fruto de insistência e união. “Se tivéssemos cruzado os braços, a terceira faixa não teria saído. Foi uma luta, uma verdadeira guerra”, disse.
Ele também confirmou que o município já trabalha junto ao DER para a instalação de radares ao longo da serra e no trevo de entrada de Capetinga. “A rodovia vai ficar nova, e o risco de excesso de velocidade aumenta. Por isso, pedimos a instalação dos radares para garantir mais segurança aos motoristas”, explicou.
Leia mais:
Prefeitos se unem e pedem terceira faixa na serra de Capetinga