05 de maio de 2025
Logo Header
URCA CHALLENGE

Onda gigante a 29 km da costa terá torneio inédito

Por Guilherme Dorini | da Folhapress
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/@urcachallenge/Instagram
Capa da Notícia
Está prevista uma ondulação considerada histórica, com potencial para oferecer as maiores ondas já registradas na região.

O Urca Challenge, um evento inédito de surfe de ondas gigantes do Brasil, está confirmado para esta sexta-feira (11) na bancada da Urca do Minhoto, a 29 km da costa de Guamaré, no Rio Grande do Norte. Está prevista uma ondulação considerada histórica, com potencial para oferecer as maiores ondas já registradas na região.

Leia mais: Goiânia se prepara para ganhar a 1ª 'praia' do Centro-Oeste

Atletas de peso

Entre os 16 convidados estão nomes experientes como Lucas Chumbo, Pedro Scooby, Rodrigo Koxa, além do veterano Fábio Gouveia e da big rider Michelle des Bouillons. O evento também marca presença local com atletas como Danilo Costa, Vitor Faria e Jadson André.

A lista completa inclui representantes de diferentes estados brasileiros, com destaque para surfistas especialistas em ondas grandes. Dois alternates também estão de sobreaviso caso haja necessidade de substituições.

Como é o torneio

A disputa será realizada em um único dia, aproveitando a melhor janela de ondulação, buscando a melhor performance em ondas grandes e pesadas, que devem ultrapassar os seis metros nas séries.

O formato é simples e direto: duas semifinais e uma final, com os atletas competindo em baterias com pranchas de tow-in (rebocadas por jet ski).

Os critérios de julgamento levam em conta controle, comprometimento, linha da onda e manobras executadas.

Premiação

A competição faz parte do circuito Big Wave Brasil (BWB) e é chancelada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com apoio da Mormaii, em parceria com a Federação de Surf do Rio Grande do Norte (Fesurf-RN).

A competição vai distribuir um total de R$ 100 mil em premiação, com R$ 30 mil para o campeão. Além disso, o vencedor garante vaga na etapa do BWB em Praia do Cardoso (SC), o que aumenta ainda mais a importância da prova.