24 de dezembro de 2024
LIMINAR

João Rocha é condenado por fake news contra Alexandre Ferreira

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
GCN
João Rocha foi obrigado pela Justiça a tirar fake news do ar

A Justiça Eleitoral de Franca condenou o candidato a prefeito João Rocha (PL) por divulgar informações falsas contra seu adversário, o atual prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Ferreira (MDB). A decisão, tomada pela 291ª Zona Eleitoral nesse domingo, 20, ocorre uma semana antes do segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro.

O caso envolve uma inserção veiculada no horário eleitoral gratuito no sábado, 19, nas rádios, em que Rocha alega que Ferreira teria aumentado a fila de cirurgias eletivas para mais de 300 mil pessoas. A Justiça, no entanto, considerou o conteúdo inverídico, uma vez que a lista de espera oficial conta com cerca de 17 mil pacientes, conforme dados do Portal da Transparência da Prefeitura.

O juiz eleitoral Humberto Aparecido da Rocha concedeu uma liminar que determinou a retirada imediata do conteúdo e proibiu sua nova veiculação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A decisão ainda permite que o candidato Rocha apresente defesa em até dois dias.


Leia mais:
Debate é tomado por assuntos repetidos e acusações de fake news