16 de julho de 2024
ECONOMIA

Datacenter: entenda ramo de multinacional na região de Piracicaba

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Pixabay
Uma multinacional da área de tecnologia da informação vai se instalar na Região Metropolitana de Piracicaba (RPM).

Uma multinacional da área de tecnologia aguarda a aprovação de lei na Câmara de Limeira para poder iniciar um projeto que deve trazer desenvolvimento e arrecadação à região. Trata-se de uma empresa que atuará como Datacenter e a expectativa é que a planta de Limeira seja a maior da América Latina. A escolha do local se dá pelo fato de Limeira ficar na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Piracicaba, aliás, será um dos polos de mão de obra que a empresa vai procurar - já que tem grande vocação na área de tecnologia. Outro motivo da escolha da área: a localização faz margem com o rio Piracicaba.

As informações sobre o empreendimento foram tratadas na reunião do Conplam (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial e Ambiental de Limeira) realizada em 29 de maio deste ano.

Na oportunidade, participaram da reunião dois representantes da empresa Saf Play, Roliandro Antunes Costa e Ricardo Lorenzi Pupin. A Saf Play faz consultoria imobiliária para grandes grupos e escolheu a RMP para receber o empreendimento na área de tecnologia da informação.

“Este local que está sendo discutido tem em torno de dois milhões de metros quadrados, para implementação de barracões onde serão instalados equipamentos e computadores de um dos maiores Datacenter da América Latina”, afirmaram.

A localização levou em conta questões geográficas, disponibilidade de energia elétrica e vocação da cidade para implementação de empresas de tecnologia.

Eles fizeram uma explanação detalhada da área, que fica em Limeira, na divisa com Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao rio Piracicaba e a Ponte do Funil. A primeira fase de implantação prevê uma área construída de 350 mil metros quadrados. E ainda compararam o tamanho do empreendimento com uma das maiores empresas de Limeira – a Ajinomoto, cuja planta tem 110 mil mentros quadrados de construção. “Ou seja, somente na primeira etapa, este empreedimento terá três vezes o tamanho da Anjinomoto em termos de edificação.

O acesso a área seria pela SP 306, rodovia Luís Ometto - que liga as cidades de Limeira, Iracemápolis e Santa Bárbara.

Mudança do Plano Diretor

A Prefeitura de Limeira aguarda aprovação no Legislativo de um projeto der lei complementar que altera o zoneamento da área para que a multinacional se instale. No Plano Diretor, a área consta como “rural” e o projeto altera para “urbana e industrial” porque leis federais impedem que multinacionais adquiram áreas rurais. Fazendo a alteração da lei, a área poderá ser comprada pelo grupo – cujo nome é mantido sob sigilo.

O que é um Datacenter

Também chamado de Centro de Processamento de Dados, o Datacenter é uma instalação física que as empresas usam para hospedar tecnologia da informação.

Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...