27 de julho de 2024
'CALMA, AÍ!'

Prefeito de Franca usa papagaio e ironiza críticos do ônibus

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
'Calma aí, papagaio, sem desespero', diz prefeito Alexandre Ferreira, em postagem

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), divulgou vídeo em suas redes sociais, nessa quinta-feira, 6, com teor irônico e criticando aqueles que vêm questionando o processo licitatório aberto pela Prefeitura para a contratação de uma nova empresa para o serviço de transporte coletivo da cidade.

Alexandre não deixa claro para quem direcionou as críticas, mas membros de entidades, como Udecif (União de Defesa da Cidadania de Franca) e Observatório Social, usaram a Tribuna da Câmara Municipal, no último dia 28, para falar sobre o tema. Na ocasião, os representantes dos órgãos pediram transparência na condução da licitação.

Na postagem, Alexandre aparece com a ilustração de um papagaio no ombro, dizendo que pessoas que nunca precisaram andar de ônibus querem palpitar sobre a licitação. “Opa, apareceu um papagaio aqui. Tem político, muitos deles filhinho de papai - Sabe aqueles que nunca andam de ônibus, nunca andaram de ônibus? -, querendo palpitar sobre a nova contratação de empresa de ônibus de transporte coletivo, onde você anda, e ele quer palpitar como tem que ser”.

O prefeito fez questão de afirmar que a Prefeitura fará várias audiências públicas, além de atender a demanda da população através do WhatsApp disponibilizado para os usuários opinarem e dar sugestões sobre o serviço.

Leia mais:
Prefeito de Franca lança WhatsApp para ouvir usuários de ônibus

Contrato do ônibus será debatido com população de Franca dia 11

“Calma aí papagaio, sem desespero. Eu já disse que teremos audiências públicas sobre a nova licitação de ônibus. É isso no plural: audiências públicas”, sublinhou Alexandre Ferreira, acrescentando: “A primeira delas é nesta terça-feira e as contribuições de centenas de pessoas que fizeram através do zap. Todas elas serão compiladas e a gente vai levar para as pessoas conhecerem na próxima terça-feira”.

O prefeito finalizou dizendo que "papagaio também pode opinar", mas quem vai decidir como será o serviço na cidade após a contratação de uma nova empresa para o transporte coletivo será o usuário de ônibus. “É claro que papagaio pode palpitar e fazer política à vontade, sem problema nenhum, mas quem conhece e, por isso, tem peso na opinião é quem usa e precisa do ônibus. Você que usa ônibus é quem vai decidir como será o serviço, para que você possa usá-lo de maneira mais tranquila, mais segura, mais eficiente e mais rápida”.

A primeira audiência pública para discutir o tema está marcada para a próxima terça-feira, 11, no auditório da Secretaria de Educação de Franca.

'Papagaios só falam, já os associados da Udecif e o Observatório agem'

Procurado, Sidney Elias, membro da Udecif, disse que o prefeito está equivocado, pois as instituições não falam e, sim, agem.

“Pelo que me consta os papagaios só falam, já os associados da Udecif e o Observatório, agem. Foi assim quando colhemos mais de 3.000 assinaturas em 2019 no abaixo-assinado pedindo nova licitação do transporte público. Foi assim quando acionaram o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que julgou irregular a renovação do contrato, forçando o prefeito a abrir novo edital convocatório. E foi assim também, mais recentemente, com a representação no MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), em relação à lei de gratuidade, que os vereadores aprovaram sem dizer a fonte de custeio das mesmas. Ou seja: definitivamente o tal papagaio não é nosso”, escreveu Elias.