O alerta de grande perigo - cor vermelha - para onda de calor emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na última segunda-feira, 13, se encerra às 23h59 desta sexta-feira, 17, em Franca. Apesar do calorão ao longo dos cinco dias previstos pela meteorologia, as temperaturas do período ficaram abaixo das registradas em setembro.
A maior temperatura desta semana foi de 36,6°C contabilizada pelo instituto na segunda-feira e na terça-feira, 14. Em setembro, os termômetros atingiram 37,4°C no dia 26 – recorde do ano e apenas 0,5°C abaixo dos 37,9°C de 3 de outubro de 2020, maior resultado da série histórica.
Termina um alerta e começa outro
A Defesa Civil prevê tempestades para todo o Estado desta sexta-feira até domingo, 19. “A soma do calor, com a umidade proveniente do Amazonas, e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuvas fortes em todo o Estado de São Paulo”, explica a cabo da Polícia Militar, Zimmermann.
São esperados até 70 milímetros de chuva nas regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto durante o período. “Existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas intensas de vento. As rajadas de vento poderão variar entre 60 km/h a 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h”.
Na última quarta-feira, 15, rajadas de 74 km/h deixaram rastro de destruição em Franca.
Segundo o Climatempo, os termômetros oscilam entre 24°C e 36°C até sábado, 18. Já no domingo, a mínima cai para 22°C e a máxima para 30°C. Os dias serão marcados por “sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”.
Caso a previsão se concretize, há previsão de chuva para Franca, pelo menos, até o dia 29 de novembro.