Um portal afiliado à rede
02 de maio de 2024

PERDA

Empresário francano e criador do lanche Bauru, Antônio Alves de Souza morre aos 92 anos

Em nota, o restaurante Ponto Chic informou sobre seu falecimento, em decorrência de problemas cardíacos que se agravaram nas últimas semanas.

Por Pedro Baccelli
da Redação

15/12/2022 - Tempo de leitura: 1 min

Reprodução/Redes sociais

Antônio Alves de Souza, de 92 anos

O empresário e criador do lanche Bauru, Antônio Alves de Souza, de 92 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, 14, na capital paulista. Natural de Franca, o idoso esteve com o filho na cidade no início do ano passado, quando terminaram infectados pelo coronavírus. No mês de março, o primogênito José Carlos Alves de Souza, de 71 anos, morreu em decorrência dos impactos causados pela doença.

A dupla era proprietária do tradicional restaurante paulistano Ponto Chic. Em janeiro de 2021, o estabelecimento ganhou repercussão ao desobedecer às regras do plano São Paulo e abrir as portas enquanto a capital estava na fase vermelha, a mais restritiva. Na época, o restaurante publicou no Instagram que estava aberto “pela Dignidade, pela Vida, pelos Empregos”.

Em nota, o restaurante informou sobre o falecimento de Antônio Alves de Souza, em decorrência de problemas cardíacos que se agravaram nas últimas semanas. As quatro lojas do Ponto Chic fecharam por luto nesta quinta-feira, 15.

A relação com o restaurante começou em 1947, quando se mudou para São Paulo para trabalhar aos 17 anos. Antônio foi garçom do Ponto Chic no Largo do Paissandu, no Centro, onde chegou ao cargo de gerente.

O francano abriu outros bares na metrópole. Em 1977, ao lado da mulher e do filho, comprou a marca Ponto Chic de seu ex-patrão e expandiram as lojas. Foi tomado cuidado para preservar as características do bar e a receita original do Bauru, sanduíche que se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.

O idoso deixa a nora Edna, os netos Alyne e Rodrigo, e os bisnetos Arthur, Catarina, João Carlos e Mateus, além dos colaboradores por onde passou.