TECNOLOGIA

HC da Unicamp ganha aparelho de tomografia assistido por IA

Por Andréia Marques | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Equipamento é considerado um dos mais modernos do mundo
Equipamento é considerado um dos mais modernos do mundo

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu um equipamento de tomografia assistido por inteligência artificial. Ele apresenta alta precisão diagnóstica, curto tempo para realização do exame, imagens em alta resolução com baixas doses de radiação e captação de imagens em 4D. É considerado um dos mais modernos do mercado mundial.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Portal Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O tomógrafo também possibilita a realização de exames de ultra baixa radiação – menos de 1/10 da radiação de uma tomografia convencional –, essenciais ao rastreamento oncológico e de doenças pediátricas crônicas, como fibrose cística e patologias reumatológicas.

“A movimentação do paciente durante uma varredura da tomografia é um dos principais problemas para a reconstrução da imagem fornecer um exame diagnóstico preciso. Com esse aparelho, a inteligência artificial permite a tecnologia de reconstrução Deep Learning AiCE, preparada para reduzir o ruído e aumentar o sinal para fornecer imagens nítidas em velocidade”, explica  o diretor da Divisão de Diagnósticos por Imagem do HC da Unicamp, Sérgio San Juan Dertkigil.

Além disso, se durante uma varredura diagnóstica for detectada no paciente uma arritmia cardíaca, o equipamento transfere automaticamente a captura de imagens para o modo contínuo, a fim de garantir um exame diagnóstico preciso.

Para uma avaliação detalhada e desobstruída de artérias pelos médicos, o tomógrafo Aquilion Prime SP possui aplicativos com a capacidade de remover ossos, cálcio e stents de conjuntos de dados. Além disso, pode criar mapas de iodo para permitir a avaliação da distribuição do meio de contraste no corpo para visualizar a perfusão local. O aparelho entra em operação imediatamente.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários