03 de janeiro de 2025
ARTES

Exposição de Marilu Trevisan abre hoje na Pinacoteca Municipal

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, de Piracicaba, recebe a partir de hoje (11), a mostra Matrizes do Cotidiano: a Gravura Expandida de Marilu Trevisan. A exposição, que é gratuita, conta com 34 obras em xilogravura e outras técnicas desenvolvidas pela artista, que revelam conexões com a Noiva da Colina. A exposição será aberta às 19h.

Saiba mais

Os visitantes poderão entrar em contato com uma produção rica e versátil de Marilu, que vai além de uma única técnica. Ela também utiliza em suas obras a colagem, tinta acrílica, papel machê, cerâmica, isogravura sobre tecido, entre outras. A xilogravura se revela como uma ferramenta estética e política que torna a arte acessível e democrática. Os trabalhos possuem matrizes e camadas que constroem imagens e refletem a complexidade de um contexto cultural, capturando o cotidiano e a cultura da vida interiorana para uma interpretação singular e criativa.

Marilu Trevisan emerge como uma figura fundamental no cenário da gravura brasileira, com suas raízes profundamente conectadas à cidade de Piracicaba e à rica cultura popular da região. Nascida na usina Monte Alegre, sua trajetória artística se inicia na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, onde descobriu a técnica da xilogravura. Seu talento precoce lhe rendeu reconhecimento ainda como aluna, conquistando o prêmio no Salão de Belas Artes Paulista com a obra Menino Brasileiro. Após se formar, Marilu expandiu seus horizontes com viagens à Europa e aos Estados Unidos, onde se especializou em gravura na University of Wisconsin-Madison. Sua experiência internacional, no entanto, não a afastou de suas raízes; ao retornar ao Brasil, ela voltou seu olhar para a vida cotidiana de Piracicaba, traduzindo suas vivências locais em uma linguagem visual única.

A exposição contou com apoio de familiares da artista Marilu, produção de Renata Gava, curadoria de Allan Yzumizawa e Kako Braga, conservação das obras por Everson Bonazzi, e equipe técnica da Pinacoteca: Ariele Rossetto, Élide Fernanda de Almeida Leite Guimarães, Esdras Casarini Moreno, José Roberto da Silva, Juliana de Fátima Mazzero, Leuza Fernades Ribas, Mateus Rico, Vlamir Dias Jr.
A exposição abre às 19h desta sexta-feira, e segue com visitações até 24 de novembro, de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h. A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D' Assunção Dutra fica no Armazém 14A do Parque do Engenho Central, em frente à passarela Pênsil.