Após ter o registro da candidatura cassado por suposto abuso de poder político, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) usou as redes sociais para se pronunciar e atacar o PT e afirma que “nada muda na campanha”.
Nesta quinta-feira, a justiça determinou a cassação do registro entender que Dário usou do cargo que ocupa para acessar locais públicos (creche e unidades de saúde) e gravar vídeos para a campanha eleitoral. A ação judicial foi movida pela coligação adversária "Mudança de Verdade" de Pedro Tourinho (PT). Apesar da decisão, a candidatura segue na corrida, pois a campanha recorreu.
Dário lamentou a situação e se mostrou otimista na reversão do quadro. O candidato à reeleição aproveitou a postagem para criticar o partido rival que ingressou com a ação na justiça. “Mais uma vez o PT quer ganhar o jogo no tapetão, quer me tirar do jogo no tapetão. Eles entraram com uma ação na Justiça por causa de três postagens na internet. É isso mesmo, três posts nas minhas redes sociais”, afirmou.
Saadi ainda relacionou o pedido de cassação ao cenário de crescimento apontado por recentes pesquisas, como a Quaest/EPTV. “Quem decide a eleição não é o PT no tapetão, quem decide a eleição é a população de Campinas. Foi só a gente disparar nas pesquisas que vem esse tipo de ação na Justiça. Isso acontece infelizmente”.
A sentença foi proferida pelo juiz da 275ª Zona Eleitoral, Paulo César Batista dos Santos, que considerou que houve abuso de poder político por parte de Saadi durante a campanha eleitoral. Ele teria utilizado bens públicos e feito gravações de vídeos de campanha em locais restritos, como unidades de saúde, onde só teria acesso devido ao cargo de prefeito, desequilibrando o pleito, de acordo com o entendimento do juiz.
No sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o status da candidatura de Dário segue como “Concorrendo” e considerado “cassado com recurso”, pois a campanha do atual prefeito entrou recurso contra a decisão de cassar o registro e aguarda julgamento por instância superior.
Nesta sexta-feira, o programa da campanha de Dário Saadi não foi ao ar no tempo destinado ao candidato nas emissoras de rádio de Campinas. De acordo com a comunicação de Dário, “houve uma decisão liminar que suspendeu o programa eleitoral por questionar o tempo de aparição do apresentador na peça para o rádio. Por conta disso, o programa desta sexta (20) não foi ao ar. A campanha vai recorrer e está trabalhando na adequação do material para os próximos programas. Essa é mais uma ação do PT contra a campanha do prefeito Dário Saadi, líder em todas as pesquisas de intenção de voto”.