As obras de requalificação na Avenida Campos Sales tinham tempo estimado de conclusão para janeiro deste ano. No entanto, a paralisação para as festas de fim de ano, bem como as chuvas de novembro e dezembro, forçaram um atraso nas intervenções. Agora, a Prefeitura de Campinas informou que elas devem ter fim em até 15 dias.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as obras estão em reta final. Portanto, nas próximas duas semanas, serão realizados trabalhos de acabamento nas calçadas, em pontos que receberam intervenções nas redes subterrâneas. Também haverá adequação de pontos do piso tátil de alerta e direcional, além de algumas rampas de acessibilidade.
Ainda no período, o cruzamento da Campos Sales com a Rua Álvares Machado recebe uma obra de galeria, para remanejamento das bocas de lobo.
Por fim, haverá a instalação do mobiliário urbano e do paisagismo, que ficará a cargo da Secretaria de Serviços Públicos. Além disso, a instalação de mais câmeras de monitoramento e das bancas de comércio.
Ao todo, são 16 bancas previstas, sendo que duas já estão instaladas e outras duas estão em fase de instalação.
O Projeto “Vila Campos Sales” foi anunciado pelo governo Dário Saadi (Republicanos) em dezembro de 2021. Em janeiro do ano passado, então, o município iniciou as obras na via de 920 metros, que liga a Avenida Francisco Glicério ao Pátio Ferroviário.
A promessa era clara: a entrega da revitalização até janeiro de 2024. No final do ano, no entanto, a obra ficou interrompida por cerca de 23 dias, a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campinas.
Leia Mais
- Em atraso, Campos Sales deve ficar pronta nos próximos dias, diz Emdec
- Emdec garante entrega da Campos Sales até o final do mês, mas não por completo
- Paralisação nas obras não deve atrasar entrega da Campos Sales, afirma Prefeitura
Etapas concluídas
Até o momento, segundo a Administração Municipal, foram concluídas as principais etapas da requalificação da Campos Sales. Entre elas, a sinalização horizontal (solo) e vertical (placas) de toda a via, incluindo a sinalização cicloviária, além da demarcação das vagas exclusivas, vagas rápidas e de táxi.
Houve também a implantação das esferas nos locais que receberam ampliação do passeio. Ponto de bastante questionamentos dos moradores, as esferas, segundo a Prefeitura, servem para separar o trânsito das calçadas, sem a necessidade de estender os pisos.
A Campos Sales recebeu também o recapeamento da via e a instalação das redes subterrâneas de energia, telecomunicações, dados, semafórica e iluminação pública. Também houve a finalização da instalação dos abrigos padrão “Glicério”, à esquerda da via, bem como implantação de pavimento rígido da faixa exclusiva, junto aos pontos de parada.