
Três celebrações religiosas marcarão o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (19) em Campinas, com destaque para a tradicional procissão no Centro da cidade e outras duas programadas para os bairros Vila Industrial e Jardim das Paineiras. As atividades contarão com o suporte da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que realizará bloqueios e canalizações no trânsito para garantir a segurança dos fiéis.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A principal concentração acontece entre 17h e 18h30 no entorno da Catedral Metropolitana e da Basílica Nossa Senhora do Carmo. O cortejo sairá da Catedral, passando pelas ruas Conceição e Barão de Jaguara, até a Basílica, cruzando vias importantes como a Francisco Glicério, General Osório, Bernardino de Campos e Benjamim Constant.
Outros dois trajetos religiosos estão confirmados em regiões distintas da cidade. Na Vila Industrial, a procissão sai da Igreja São José, na Rua 24 de Maio, às 10h, e segue por ruas próximas como Francisco Egídio, Catarina Inglese Soares, Amador Bueno, retornando ao ponto inicial por volta das 11h.
Já na região do Jardim das Paineiras, a celebração promovida pela Paróquia São Charbel, da Missão da Ordem Maronita do Brasil, começa às 15h e deve seguir até as 18h. O percurso inclui as avenidas José Bonifácio e Jesuíno Marcondes Machado, além da Rua Cruzália, com retorno ao início após o trajeto completo.
A Emdec atuará com agentes de Mobilidade Urbana em todos os eventos, realizando interdições temporárias nos cruzamentos do Centro e acompanhando as celebrações nos bairros. Para o cortejo principal, estão previstos bloqueios momentâneos nos seguintes pontos:
- Francisco Glicério x Benjamin Constant
- Campos Sales x José Paulino
- Francisco Glicério x General Osório
- Francisco Glicério x Campos Sales
- Thomaz Alves x Dr. Quirino
- Benjamin Constant x Anchieta
Nos bairros, a operação contará com canalizações com cones e sinalização reforçada. A Emdec orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas e redobrar a atenção nas áreas dos eventos.