POLÍTICA

Tarcísio exalta São Paulo em discurso com tom nacional

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Em Paulínia, Tarcísio destacou São Paulo como modelo de gestão e defendeu pautas com forte repercussão nacional.
Em Paulínia, Tarcísio destacou São Paulo como modelo de gestão e defendeu pautas com forte repercussão nacional.

Em visita a Paulínia nesta quinta-feira (12), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reforçou a imagem de São Paulo como locomotiva do país e defendeu pautas com forte repercussão nacional, como reforma administrativa, privatizações e transição energética.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Apesar de ser o nome mais natural para disputar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes em 2026, Tarcísio desponta também como possível presidenciável da direita, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro. O tom de seu discurso, em evento do Grupo Ultra, apontou para essa ambição ao tratar São Paulo como exemplo para o Brasil e sinalizar um projeto de país baseado em eficiência, infraestrutura e protagonismo energético.

"A gente vai vendo a agenda nacional e vai vendo que o parlamento de São Paulo está dando exemplo", afirmou, ao elogiar a Assembleia Legislativa por ter aprovado reforma administrativa, desvinculação de receitas e privatizações. “O Brasil precisa de uma reforma administrativa. São Paulo já fez”, reforçou.

Ao lado do presidente da Alesp, André do Prado, e de prefeitos e deputados da região, Tarcísio falou também sobre os caminhos para o crescimento do Brasil. “Se a gente se encontrar com a nossa vocação – e nós vamos nos encontrar – haja logística para entregar ao mundo o que a gente vai ter que entregar”, disse, defendendo investimentos em ferrovias, biocombustíveis e infraestrutura digital.

O governador citou repetidamente a liderança paulista em etanol, biometano e produção de energia limpa, e destacou que o estado será o primeiro a substituir totalmente o diesel por fontes renováveis. “O Brasil é a terra dos biocombustíveis, o Brasil é a terra do agro sustentável, o Brasil é o país que vai oferecer soluções para o planeta”, declarou, num tom de fala que extrapolou o foco regional.

Paulínia como símbolo do futuro

A cidade foi exaltada como símbolo da transição energética e da economia do conhecimento, dois dos três pilares que Tarcísio apontou como estratégicos para o futuro do Brasil. “O futuro passa por Paulínia”, afirmou. “Esse evento aponta para as nossas vocações. Não é simplesmente um desvio ferroviário, é uma celebração do futuro.”

Ao longo do discurso, o governador também defendeu a liberdade para a iniciativa privada investir em infraestrutura, especialmente nas autorizações ferroviárias, e comemorou obras de ligação logística entre regiões produtoras e o Porto de Santos. “Uma autorização vai sair: é justamente a do Grupo Ultra no Porto de Santos. É assim que destravamos a logística do Brasil.”

O governador participou da inauguração do desvio ferroviário entre Paulínia (SP) e Rondonópolis (MT). Com cerca de R$ 200 milhões em investimentos, a nova ligação deve facilitar o escoamento de biocombustíveis e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio.

Agenda cheia na região

A visita de Tarcísio à RMC (Região Metropolitana de Campinas) incluiu a entrega da nova Delegacia de Polícia de Paulínia, a inauguração de um viaduto entre Sumaré e Hortolândia, e a visita às carretas do programa Caminho da Capacitação, iniciativa que leva cursos profissionalizantes às cidades paulistas.

Comentários

Comentários