
A Câmara Municipal de Campinas retoma, nesta quinta-feira (27), as discussões sobre a criação do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no Distrito de Barão Geraldo. A proposta, que integra o Plano Diretor do município, será analisada na Comissão Permanente do Meio Ambiente, presidida pelo vereador Luis Yabiku (Republicanos), durante a primeira reunião do ano da comissão.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
O Projeto de Lei 3/2024, de autoria do Executivo, prevê a instalação do PIDS como um dos três polos de desenvolvimento estratégico da cidade. O objetivo é equilibrar o crescimento urbano e ambiental na região, estimulando a instalação de centros de pesquisa, laboratórios e empresas de alta tecnologia, além de fomentar projetos inovadores e empreendimentos voltados à ciência e tecnologia. A proposta também inclui medidas para garantir a preservação ambiental e evitar riscos de inundações.
Além da votação do parecer favorável ao projeto, os parlamentares irão analisar emendas apresentadas à matéria. O presidente da comissão defende a aprovação das emendas do Executivo (folhas 353 a 355), que complementam a legislação ambiental e urbanística sem alterar normas já existentes. No entanto, se posicionou contra as emendas propostas pela vereadora Mariana Conti (PSOL) e outros parlamentares (folhas 450 a 505), que sugerem, entre outras mudanças, a criação de critérios específicos para definir os "projetos inovadores" aptos a receber incentivos.
Além da votação das emendas e do parecer, a criação de subcomissões temáticas para aprofundar discussões ambientais também está na pauta. A reunião será aberta ao público, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, localizada na Avenida da Saudade, 1004, no bairro Ponte Preta.