O Governo de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira, 15, o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, com estratégias para combater dengue, chikungunya e Zika. O plano, detalhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), inclui novas metodologias para monitoramento de casos e resposta no atendimento, além de contar com a presença de órgãos como Defesa Civil, OPAS e Cosems.
Segundo Eleuses Paiva, secretário estadual de Saúde, o objetivo é reduzir a incidência e a mortalidade causadas pelas doenças, fortalecendo a vigilância, ampliando a rede assistencial e coordenando ações integradas nos municípios.
O plano destaca o aumento do sorotipo 3 da dengue e classifica cenários regionais com base em casos suspeitos e confirmados, utilizando dados históricos e ferramentas de monitoramento em tempo real. As estratégias promovem transparência e envolvimento intersetorial, visando maior eficiência no controle das arboviroses. O documento está disponível no site: dengue.saude.sp.gov.br.
Tire suas dúvidas
O Governo de SP lançou, no ano passado, o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, chikungunya e Zika nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.