Juntas, as Unidades de Pronto Atendimento Central, Retiro, Hortolândia e Ponte São João, administradas pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), registraram números impressionantes, em 2024: mais de 460 mil atendimentos foram realizados ao longo do ano. Esse número, que se aproxima de meio milhão, reflete não apenas a alta demanda, mas também a confiança crescente da população nos serviços de saúde pública oferecidos, em Jundiaí.
No Pronto Atendimento Central, o registro foi de 162.290 mil atendimentos, de janeiro a dezembro do ano passado. Na unidade da Vila Hortolândia, 135.091 mil pessoas receberam assistência no local. Já no Pronto Atendimento da Ponte São João, que ganhou um novo prédio recentemente, 91.954 pacientes foram atendidos. Por fim, na unidade do Retiro, 72.018 mil pessoas utilizaram o serviço. A soma total de atendimentos é surpreendente: 461.353 mil, 28% a mais que 2023, quando o registro foi de 361.422 mil.
O resultado expressivo é fruto de um esforço contínuo em aprimorar a qualidade do atendimento. Nos últimos anos, as unidades passaram por melhorias estruturais significativas, que incluíram novos espaços, a aquisição de equipamentos modernos, capacitação de profissionais e novas especialidades disponíveis para população. Agora, pacientes encontram na rede pública um atendimento de qualidade, que atende desde necessidades básicas até situações mais complexas.
“Os dados evidenciam o impacto positivo do nosso trabalho na saúde pública de Jundiaí e refletem a confiança da população em nossos serviços e o comprometimento das nossas equipes em oferecer assistência de qualidade. Fatores como a expansão e modernização da infraestrutura, a otimização dos processos internos e o aprimoramento contínuo do atendimento humanizado foram determinantes para alcançar esse desempenho. Este resultado é também um desafio que enfrentamos com responsabilidade e compromisso, que nos motiva a seguir investindo em melhorias para garantir que todos os que precisam de cuidado encontrem em nossas unidades acolhimento e excelência”, afirmou o superintendente, Matheus Gomes.
“Mais do que atender à alta demanda, nosso objetivo é garantir que cada pessoa que procure as Unidades de Pronto Atendimento seja acolhida com respeito e cuidado. A definição e implantação da Rede Integrada HSV-PMJ foi fundamental para agilizar os atendimentos e garantir uma comunicação unificada e eficiente. O sistema, que conecta nossos serviços, assegura um fluxo mais rápido e organizado, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado em todas as unidades. Seguiremos firmes, aprimorando cada vez mais nossos processos, para construir um futuro ainda melhor para a saúde pública", finaliza a gerente das unidades de Pronto Atendimento, Ana Paula Sassarrão.