A Prefeitura de Várzea Paulista informa que, devido à alta demanda de ligações para a Defesa Civil neste período de chuvas, os chamados foram direcionados à Guarda Civil Municipal, pelo número 153.
Segundo a prefeitura, o objetivo é atender melhor a população e acionar de maneira mais ágil os servidores da Defesa Civil, que estão em campo atendendo às ocorrências.
Nos últimos dias, as chuvas em Várzea causaram o desalojamento de 107 pessoas, segundo o último levantamento da Defesa Civil. Destas, quatro estão acolhidas no abrigo emergencial montado pela prefeitura, enquanto 103 optaram por se abrigar em casas de familiares ou amigos.
A Defesa Civil ainda está trabalhando para delimitar a área exata que precisará ser interditada devido aos riscos de deslizamento. Durante a terça e a quarta-feira, equipes realizaram ações emergenciais no local, focando na instalação de lonas como medida paliativa para conter novos deslizamentos.
A situação de risco na região é preocupante. Atualmente, 263 construções estão localizadas em áreas vulneráveis no bairro Vila Real, o que exige atenção redobrada das autoridades e moradores.