O Governo do Estado de São Paulo instalou, de forma presencial, um gabinete de crise para garantir uma resposta imediata às emergências provocadas pelas chuvas intensas previstas para esta sexta-feira, 27. A chegada de uma frente fria elevou os acumulados de chuva em diversas regiões, com destaque para o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.
Na cidade de Araçatuba, a previsão aponta para chuvas mais leves no fim de semana. Nesta sexta-feira, 27, são esperados 13 mm de precipitação, enquanto no sábado, 28, e domingo, 29, o acumulado não deve ultrapassar 7 mm. As temperaturas, por outro lado, devem subir, superando os 30°C. Para segunda e terça-feira, últimos dias de 2024, o tempo deve se firmar, com céu nublado e sem previsão de chuvas.
Já em Birigui, os moradores registraram alagamentos no entorno da Praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo, no bairro Patrimônio Silvares, nesta quinta-feira, 26. Segundo a Defesa Civil, o acumulado entre quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, variou entre 80 mm e 100 mm.
Desde terça-feira, 24, a Defesa Civil monitora as áreas mais afetadas. Em Bauru, por exemplo, o acumulado nas últimas 24 horas chegou a 121 mm. Outras regiões também registraram volumes significativos, como Pedreira, com 80 mm, e o bairro da Mooca, em São Paulo, com 71 mm.
Representantes de serviços essenciais, como energia elétrica e abastecimento de água, estão reunidos no Palácio dos Bandeirantes para ações de monitoramento e controle. O gabinete de crise permanecerá ativo até esta sexta-feira, 27, garantindo comunicação ágil e respostas efetivas às demandas da população.