JÁ É QUASE NATAL

Centro de Franca fica lotado na antevéspera de Natal

Por Bruna Góis e Jordy Silva | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
GCN/Sampi Franca
Quem foi ao Centro de Franca nesta segunda-feira enfrentou um intenso movimento
Quem foi ao Centro de Franca nesta segunda-feira enfrentou um intenso movimento

Nesta segunda-feira, 23, antevéspera de Natal, quem precisou ir ao Centro de Franca enfrentou um intenso movimento de consumidores no Calçadão, com ruas congestionadas e lojas lotadas. 

Quem foi de carro teve dificuldades para encontrar vagas, especialmente nas principais vias, como a Major Claudiano e a Monsenhor Rosa, onde o tráfego de carros e motos ficou pesado.

Por volta das 14h, muitos estacionamentos particulares precisaram fechar as portas em razão da falta de vagas, obrigando os motoristas a procurar por espaços nas ruas. 

Segundo comerciantes da região, o movimento de compras nesta segunda-feira foi bem mais intenso do que nos dias anteriores, como no sábado e no domingo. As vitrines chamavam a atenção dos consumidores, que se apressavam para garantir os presentes de última hora.

Luciano Marques, gerente do Magazine Luiza, comentou sobre a movimentação nos últimos dias. "O mercado está bem aquecido. Tivemos a Black Friday com recordes de vendas e um crescimento significativo. O último final de semana foi bem movimentado, com muita gente nas ruas e dentro das lojas. O fluxo é bem parecido com o do ano passado. Acredito que até o último momento de venda o movimento vai continuar forte. Nosso setor de brinquedos, por exemplo, atrai muita gente, não só de Franca, mas também de outras cidades da região."

O presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Fernando Rached Jorge, afirmou que esse maior movimento na última semana se deve ao pagamento da segunda parcela do décimo terceiro e disse acreditar em um crescimento para o Natal. “Em razão do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, que acontece sempre até o dia 20 de dezembro, os fluxos de pessoas e de recursos aumentam no comércio, de forma geral, nesta reta final para o Natal. Neste ano, tivemos um crescimento de 17% no valor injetado na economia de Franca, através do benefício, e uma projeção do Instituto de Economia da Acif mostra que os principais segmentos de presentes – como perfumaria, vestuário, brinquedos e eletrônicos – devem movimentar mais de R$ 51 milhões, na cidade. Neste cenário, a expectativa para o comércio local é bastante positiva.”

Apesar das boas vendas, muitos consumidores se incomodaram com o grande movimento. O sapateiro André Silveiro foi um que não planejou fazer compras na véspera de Natal e se viu preso em longas filas. "As lojas estavam cheias, com muitas filas. Foi um pouco desanimador, mas no final conseguimos comprar os brinquedos que as crianças queriam. Estamos satisfeitos", disse.

Lojas adotam estratégias para agilizar atendimento

Em meio ao caos, algumas lojas tentaram agilizar o atendimento aos clientes, com estratégias como a centralização do processo de vendas em apenas um vendedor, evitando filas e filas nos caixas.

O comércio de Franca segue com horários estendidos: o Centro permanece aberto até as 22h nesta segunda-feira, e até às 18h no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A expectativa é de que o movimento continue intenso até o último momento de compra.

Comentários

1 Comentários

  • Maria fabiane 24 horas atrás
    Pessoas cpmprando e sinal de pessoas trabalhando e muito bom trabalhar . isto movimenta a cidade