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Bandido querendo mudar de vida? Um professor de Jundiaí acredita

Por Fábio Estevam | .
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O professor tem se dedicado a levar conhecimento para criminosos presos
O professor tem se dedicado a levar conhecimento para criminosos presos

"Queria agradecer ao Sebrae e ao professor Rafael pela chance de aprender com o curso de empreendedor. Vou sair daqui e voltar para uma vida melhor. Vou montar com certeza um pet shop honesto com a minha esposa. Obrigado pela oportunidade. Quero sair e ficar longe desse inferno." Este relato é de um criminoso que está preso em uma penitenciária do estado de São Paulo, ao se expressar no final de um curso de seis dias sobre administração e empreendedorismo, ministrado dentro da cadeia pelo professor jundiaiense Rafael Porcari, por meio do projeto 'Sebrae na comunidade, reescrevendo sua história' - uma parceria entre a Fundação de Administração Penitenciária, o Governo do Estado de São Paulo e o Sebrae. O objetivo é proporcionar aos presos, conhecimentos que lhes permitam abrir o próprio negócio e, desta forma, terem uma vida honesta e longe do crime, quando deixarem a cadeia.

Porcari, especialista em administração, marketing e empreendedorismo, conversou com o Jornal de Jundiaí sobre o projeto no qual atua há quatro anos, atendendo a diversas penitenciárias, CDPs e outras instituições que mantêm reeducandos, dentro do estado de São Paulo. Frequentemente ele utiliza suas redes sociais para comemorar a finalização de um curso e expressar o orgulho do trabalho que faz. "É um projeto muito bonito e eu particularmente atuo nas cadeias de nossa região, em Campinas, Hortolândia, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Jundiaí... Muitos presos querem mesmo mudar de vida e perguntam bastante durante as aulas, porque querem fazer coisas novas quando saírem da cadeia. E o meu sentimento em ter ajudado alguém, é prazeroso, fico feliz com tudo isso. Cada vez que termino o curso de seis dias e vejo os relatos, percebo que são pessoas que precisam de acolhimento e transformação. Precisamos de mais professores levando educação para eles, isso seria fundamental para mudar a questão da criminalidade e do sistema carcerário. Isso é mudar a vida das pessoas", completou.

Esse interesse dos presos, apesar de não serem muitos, é o que motiva o professor a continuar o trabalho. "Na minha última turma tinha 20 pessoas na sala e apenas três queriam ter conhecimento e mantinham a esperança de mudar de vida", disse ele. "Já conheci preso que deu certo. Eu morava em Bragança Paulista e saí para andar de bicicleta. Um rapaz estava fazendo manutenção da via e me chamou de professor. Eu não o reconheci, mas ele me explicou que dei aula pra ele em uma instituição. Me disse que estava trabalhando, tendo uma vida nova, que a esposa havia voltado com ele e que não queria mais voltar para a cadeia. E eu lhe dei os parabéns", comemorou Porcari.

Apesar de orgulhoso e realizado com o que faz, o trabalho não é fácil e, de certa forma, o clima durante as aulas é tenso em algumas situações. "Muitos não têm disposição, chegam a chutar as cadeiras, reclamando que estavam dormindo e os tiraram da cela, obrigando-os a estudar. Se dizem bandidos profissionais e que não têm interesse em mudar de vida. Um preso me disse: 'saindo daqui quero roubar de novo, para voltar para cá, porque aqui tenho comida e ninguém fica me enchendo o saco'. Essas são pessoas desesperançosas da vida e para elas o crime compensa", lamentou Porcari.

Não há pré-requisito para participar do curso. "Normalmente as administrações das cadeias colocam na lista prioritária os presos que pedem para estudar, aqueles que querem trabalhar, estudar e se reinventar. Porém, esses cursos também são oferecidos para aqueles que estão esquecidos e não querem mais nada com nada. Então também temos presos que não querem estudar e não querem trabalhar, mas que podem ter no curso um incentivo à mudança de vida. Muitos não têm nenhuma escolaridade. Tive salas em que a faixa etária era de 30 a 35 anos e nenhum deles havia trabalhado na vida. Não tinham carteira profissional e muitos começaram cedo na vida do crime, outros foram para o crime por falta de emprego"

As aulas são tensas, mas proveitosas. "São salas de aula completamente diferentes. Nos CDPs a estrutura é bacana, com sala de aula e recursos. Só não tem acesso à internet e telefone celular. Falamos de tendências de administração e empreendedorismo. Muitos deles, inclusive, são professores, pastores, empresários, médicos... Já nas penitenciárias, normalmente, são 20 alunos por sala. São salas próprias para situações de segurança, onde eu dou aula dentro de uma gaiola, cercado por grades, enjaulado (isso em algumas penitenciárias). E ali eu vou interagir com eles e dar a aula. Em outras não temos acesso a lápis ou canetas, nada que possa se tornar uma arma. Em algumas não posso usar relógio, correntes ou pulseiras. Até minhas apostilas são revistadas e, em algumas, até o espiral da apostila é retirado".

No curso os presos aprendem sobre empreendedorismo, sobre como montar seu próprio negócio, educação financeira, oportunidade e ideia de negócios e formalização de empresa. "Falamos também de inteligência emocional e marketing."

Em quatro anos dando aulas para reeducandos, Porcari já ouviu muitos relatos. "Eu não posso perguntar os crimes que eles cometeram, inclusive para não despertar em mim qualquer preconceito por ele. Mas suas histórias ficam marcadas. Um deles me contou: 'Tive uma lojinha, fiz besteira e fui preso. Agora minha esposa está lá sozinha, tendo que tomar conta de tudo e visitar o marido preso. Preciso sair e mostrar que sou um homem de valor. Preciso ajudar ela, pois ela está sendo mãe a pai das minhas crianças'".

Com base neste e em outros relatos e histórias, Rafael Porcari conclui: "como não vou me empolgar em ajudar um homem desse? Com esse trabalho passei a valorizar ainda mais a liberdade, e isso tem me ajudado a quebrar preconceitos".

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