Itapuí - Uma nova base da Polícia Militar (PM) foi inaugurada nesta quinta-feira (19), em Itapuí (44 quilômetros de Bauru), com a presença do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. A unidade conta com sala exclusiva de monitoramento, com acesso ao vivo das imagens geradas pelas mais de 50 câmeras posicionadas em pontos estratégicos do município de 14 mil habitantes.
O monitoramento possibilita que os policiais consigam saber onde há algum problema antes do acionamento, facilitando também a resolução de crimes por meio da identificação de algum suspeito ou a dinâmica durante o cometimento de delitos.
Segundo o subtenente Maurício Gustavo, responsável pela base, a tecnologia também serviu como um "recado" aos infratores, que sabem que a cidade é monitorada, o que diminui as chances de crimes e otimiza o patrulhamento dos militares. Neste ano, o município não registrou homicídios ou latrocínios.
Há ainda a previsão de que, a partir de 2025, essas câmeras passem a integrar o programa Muralha Paulista, que permite a identificação de procurados pela Justiça e leitura de placas de veículos. A ideia é que, para o próximo ano, o software do projeto seja instalado nos equipamentos que monitoram a região.
A reforma da unidade, que pertence ao 3º Grupamento da PM, do 27º Batalhão, custou R$ 280 mil e ocorreu por meio de uma parceria com a prefeitura.