O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta sexta-feira, 20, dois alertas de "perigo" para chuvas intensas e tempestades em Franca. A previsão indica acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao longo do dia. Os avisos incluem riscos de falta de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores, alagamentos e até granizo.
A faixa laranja abrange todo o estado de São Paulo e partes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Recomenda-se que a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Outra orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível.
Os moradores de Franca já tiveram uma “amostra” do que está previsto para o fim de semana. Uma chuva intensa atingiu a cidade ao meio-dia, acompanhada por fortes rajadas de vento. De acordo com o Climatempo, o acumulado de chuva pode chegar a 32,9 milímetros até o final da segunda-feira. As temperaturas, que começam a tarde na casa dos 29°C, devem cair para 22°C durante a noite.
A previsão indica que 18,5 milímetros devem cair no sábado, 21, enquanto são esperados 12,6 milímetros no domingo, 22. As temperaturas variam entre 20°C de mínima e 26°C de máxima. Os ventos, com velocidade de até 15 km/h, não devem causar grandes alterações na sensação térmica. Já a umidade relativa do ar permanecerá acima de 60%, valor considerado ideal para a saúde pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ainda segundo o Climatempo, há previsão de chuva em Franca pelo menos até o dia 3 de janeiro. Na terça-feira, 24, véspera de Natal, são esperados 1,9 milímetros de chuva. Já no Natal, quarta-feira, 25, o volume subirá para 4,3 milímetros.
Dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo indicam que já caíram 142,4 milímetros de chuva em dezembro até a última quinta-feira, 19. A média climatológica para o mês é de 287,4 milímetros.