O médico Roberto Kalil Filho afirmou na tarde desta quarta-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se recuperando bem, permanecendo sentado e conversando normalmente. Kalil, que integra a equipe responsável pelos cuidados do presidente, explicou que o dreno colocado na cabeça está funcionando conforme o esperado.
Leia também: Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou
Lula segue internado em uma unidade de terapia intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma hemorragia intracraniana. De acordo com o boletim médico divulgado ao meio-dia, ele apresenta boa evolução no pós-operatório, sem complicações, e está lúcido, orientado e em bom estado geral.
Na madrugada de terça-feira (10), o presidente foi submetido a uma cirurgia de trepanação para drenar o hematoma intracraniano. O problema foi causado por uma queda no banheiro da residência oficial em 19 de outubro, quando Lula bateu a cabeça.
Antes da internação, Lula relatou mal-estar semelhante a uma gripe e dores de cabeça na noite de segunda-feira (9). Ele foi levado ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde exames detectaram a hemorragia intracraniana. O presidente foi então transferido para São Paulo, onde passou pelo procedimento para evitar a compressão cerebral causada pelo hematoma.
*Matéria atualizada às 16h18