CLÁSSICOS DA TELONA

De graça, OSP toca trilhas do cinema no Teatro do Engenho

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Guilherme Leite

Saiba mais

De acordo com o maestro Jamil Maluf, a ideia do programa é diversificar o repertório da orquestra e, ao mesmo tempo, transportar o público para o universo do cinema. “A nossa intenção é proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público, por isso, escolhemos músicas-temas de filmes expressivos no cinema mundial”, destaca o maestro. Nos anos 1980, ele foi um dos precursores no Brasil a trabalhar com a mescla música clássica e trilhas sonoras, ao promover concertos de grande sucesso com a Orquestra Experimental de Repertório, na capital paulista.

Para o repertório, foram escolhidas obras como a “Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas”, do filme “Star Wars”, de George Lucas, que rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978. A obra possui cinco movimentos: o Tema Principal, o Tema da Princesa Leia, A Marcha Imperial (conhecida como tema de Darth Vader), o Tema do Yoda e Sala do Trono.

A OSP apresenta ainda “No Belo Danúbio Azul”, que integra a trilha sonora do filme de ficção científica “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, lançado em 1968, sob direção de Stanley Kubrick, um dos maiores diretores do mundo. A peça de Johann Strauss Jr. é uma espécie de hino não oficial da Áustria e frequentemente usada como valsa vienense no concerto de Ano Novo. Sua estreia ocorreu em Viena, em 15 de fevereiro de 1867.

Outra peça é o intermezzo sinfônico da ópera “Cavalleria Rusticana”, trilha de “O Poderoso Chefão 3”, filme estreado em 1991 e que rendeu a Francis Ford Coppola sete indicações ao Oscar. A trama é conhecida por mostrar Michael Corleone, de Al Pacino, aos 60 anos, tentando tirar sua família do mundo da máfia. Em 2000, Coppola anunciou sua reedição e restituiu o título inicialmente pretendido, “O Poderoso Chefão - Desfecho: A Morte de Michael Corleone”. De autoria do italiano Pietro Mascagni, Cavalleria Rusticana foi estreada em Roma, em 17 de maio de 1890.

O cinema nacional também será prestigiado no repertório. Trata-se do tema do filme “O Tempo e o Vento”, estreado em 2013 sob direção de Jayme Monjardim e que no ano seguinte foi adaptado para uma minissérie pela Rede Globo. Baseado na obra literária de Érico Veríssimo, o filme contou com trilha original escrita pelo compositor paulista Alexandre Guerra e originalmente a gravação foi feita pela Orquestra Sinfônica de Budapeste.

Ingressos

Para obter os ingressos gratuitos, o público deve acessar o site  www.megabilheteria.com a partir das 10h15 de sexta-feira, dia 29, limitados a dois bilhetes por CPF cadastrado. No dia do espetáculo, serão disponibilizados 50 ingressos por sessão, na bilheteria do Teatro do Engenho, 30 minutos antes de cada apresentação.

Os concertos são realizados pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio da Caterpillar, Café Morro Grande e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Addora Comunicação, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô.

Comentários

Comentários