Um funcionário da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, denunciou ter sofrido racismo de uma paciente da unidade. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21) e é investigado pela Polícia Civil.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Controlador de acesso da UPA, ele disse que uma paciente mostrou-se “agressiva e desrespeitosa” ao reclamar da demora em receber a medicação, após ter passado pela emergência da unidade.
O servidor disse ter informado à mulher que outras pessoas aguardavam atendimento e que ela seria atendida posteriormente. Segundo ele, a paciente continuou a questioná-lo de “forma desrespeitosa”.
Para não perder o controle da situação, diante das ofensas, o funcionário disse que começou a sorrir, quando a mulher injuriou-lhe, dizendo “negrinho vem rindo da minha cara”, “não sabe atender ao público” e “além de negrinho é burro”. O ato de racismo foi testemunhado por outra funcionária da UPA.
A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), após o acionamento de botão de pânico silencioso na UPA. Os agentes encaminharam as partes à Central de Flagrantes para registro do caso.
De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher denunciada manteve-se em silêncio na delegacia. A Polícia Civil informou que vai requisitar imagens de câmeras de monitoramento da UPA para esclarecimento dos fatos.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde de São José dos Campos repudiou o "racismo e qualquer outro tipo de discriminação" e disse que "tomou as providências necessárias em relação ao ocorrido na UPA do Campo dos Alemães na madrugada desta quinta-feira (21)".
"O funcionário registrou boletim de ocorrência e as autoridades policiais irão investigar o caso", completou a pasta, em nota.