Um enxame se reuniu na porta de uma moradora do Jardim Santa Bárbara, em Franca, e assustou a vizinhança nesta quarta-feira, 20.
A colmeia se amontoou em uma árvore que fica em frente à casa de uma mulher, que preferiu não ser identificada. Ela entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que a orientou a esperar.
“Eles disseram que não podemos matá-las e que é um enxame passageiro, que pode durar uns dois ou três dias. Para que eles façam alguma coisa, me falaram que eu preciso voltar a ligar amanhã”, comentou.
A moradora também afirmou que, apesar de ter recebido as instruções dos bombeiros, ficou com medo. “É muita, mas muita abelha mesmo. A gente fica preocupado, porque tem criança que passa por aqui no horário de escola... Minhas filhas mesmo estão trabalhando, outra está na escola. Se chegarem aqui, não conseguimos avisar”.
Resolução
Horas depois da denúncia, a moradora afirmou que as abelhas saíram da região sozinhas, resolvendo a situação.
O que fazer
Apesar de serem animais pequenos, abelhas podem, em caso de ataque, causar danos graves ou até fatais em seres humanos. A principal orientação a moradores que estiverem perto de enxames é afastar-se e entrar em contato com autoridades como o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura.