INFÂNCIA

Jundiaí participa de encontro com integrantes da Rede Urban95

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Áreas da Infância, como a do Jardim Santa Gertrudes, são uma das iniciativas vinculadas à Rede
Áreas da Infância, como a do Jardim Santa Gertrudes, são uma das iniciativas vinculadas à Rede

O prefeito Luiz Fernando Machado e gestores participaram na manhã desta terça-feira (19) do webinário “Retrospectiva Urban95 2020-2024: avanços para a Primeira Infância”. Promovido pela Rede Urban95, da qual o Município faz parte, o encontro on-line teve como objetivo traças as iniciativas consolidadas pelos participantes nos últimos anos e traçar o planejamento futuro, tendo contado com mais de 150 participantes.

Idealizada pela Fundação Van Leer, a Rede Urban95 está presente no Brasil, Holanda, Índia, Israel e Jordânia. A rede brasileira é atualmente composta por 28 Municípios, representados por prefeitos, gestores e pontos focais no encontro on-line desta manhã, juntamente com parceiros da Rede, como Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) – coordenador da rede -, Ateliê Navio, Allma Hub, Instituto Alana, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entre outros.

“Este é o momento de consolidar junto à Rede as boas práticas de Jundiaí e a tese desenvolvida de modo intersetorial pela Prefeitura de que a redução das desigualdades na sociedade passam pelos investimentos prioritários nas crianças e nas famílias, proposta que vai ao encontro das práticas da Urban95”, comentou Luiz Fernando.

A representante da Fundação Van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, mediou o encontro e elogiou as boas práticas de Jundiaí com foco nas Infâncias. “Este é um dia para celebrar as conquistas e a soma de saberes na construção de um protagonismo das infâncias na construção das cidades. É a nossa forma de avaliar como as cidades têm se comprometido com o início da vida de seus cidadãos, ver os avanços e acompanhar e apoiar a sua implementação entre os integrantes, que já somam quase 300 pessoas envolvidas de 28 Municípios. E entre eles está Jundiaí, cidade onde vimos a implementação prática na realidade das pessoas, e não só acolheu a nossa rede, como a fez caminhar junto com outra importante rede”, em referência à Rede de Cidade das Crianças, da qual Jundiaí também faz parte.

A participação de Jundiaí na Rede Urban95 está vinculada às políticas públicas prioritárias para as Infâncias do programa municipal Cidade das Crianças. Formalizada em dezembro de 2020, a adesão à Rede está vinculada a diversas iniciativas, serviços e espaços públicos consolidados, como as campanhas Pé de Infância, as Ruas de Brincar, a Fábrica das Infâncias Japy, as Áreas da Infância e a construção e aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). Jundiaí sediou também o 2º Encontro Urban95, em setembro do ano passado.

Representando Jundiaí, também participaram os gestores de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, e de Cultura, Marcelo Peroni – que são pontos focais da Rede no Município – e a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Marcelo Peroni, que é também representante do programa Cidade das Crianças na Prefeitura, também reiterou a importância da Rede Urban95 para o Município. “O governo do prefeito Luiz Fernando Machado teve, desde o início, a preocupação com a intersetorialidade como uma de suas principais marcas. E foi muito interessante observar como foi por meio da Política para as Infâncias que a intersetorialidade se consolidou ainda mais. Ficam aqui como pontos principais as trocas, encontros e experiências entre os integrantes da Rede como conquistas e estratégias para consolidar ainda mais essas boas práticas.”

Foi realizado ainda durante o encontro on-line o lançamento oficial de seus cadernos de boas práticas, um volume para cada um dos eixos estruturantes da rede, que são “Espaços Público e Natureza”, “Programas e Serviços” e “Governança e Sustentabilidade”, em que também constam iniciativas de Jundiaí. O acesso é gratuito e disponível pela internet.

O encontro contou ainda com dinâmicas de grupo sobre os impactos da Rede nas políticas públicas de cada Município, e teve ainda falas de autoridades de alguns dos integrantes.

Comentários

Comentários