A revista Veja publicou, nesta sexta-feira, 1º, ranking nacional com as 100 melhores cidades brasileiras de médio e grande porte para se viver, considerados os serviços públicos oferecidos pelos municípios. O levantamento foi feito pela consultoria Macroplan, que compila os dados anualmente.
Franca aparece como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver, atrás apenas de Maringá (PR), a grande campeã, e à frente de Belo Horizonte (MG), 12ª colocada, Ribeirão Preto e a capital São Paulo, empatadas na 13ª, e Campinas, na 17ª.
O relatório da Macroplan é feito a partir dos indicadores oficiais de 15 áreas de serviços públicos oferecidos pelos municípios brasileiros. Os resultados são consolidados no Índice de Desafios da Gestão Municipal e serve para indicar quais as melhores cidades brasileiras para se viver.
Como o relatório é anual, é possível acompanhar a evolução, no tempo, e verificar se determinada cidade está melhorando ou piorando a oferta de serviços e a qualidade de vida que oferece à sua população.
A campeã, Maringá, subiu uma posição em relação ao ano anterior, quando estava em segundo lugar. Franca saltou seis posições. A vizinha Ribeirão Preto despencou oito degraus, mesma queda experimentada por Campinas. A capital paulista ficou na mesma – não subiu, nem caiu.
“A situação dos municípios é desafiadora. Há os desafios mais básicos, em termos de mortalidade infantil, atenção básica, saneamento, que estão longe de ser equacionados na maior parte dos municípios e há os desafios emergentes", disse a coordenadora da pesquisa, Adriana Fontes, em entrevista à revista Veja. Segundo ela, mudanças climáticas e o envelhecimento da população são alguns dos novos desafios.
Alexandre comemora resultado:
‘Franca pronta para o futuro’
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) comemorou neste sábado, em entrevista ao portal GCN, os resultados alcançados pela cidade. “É importante este ranking colocando nossa cidade como a segunda melhor para se viver. Importante para gente poder entender a qualidade de vida que a gente tem aqui em Franca”, disse o prefeito.
Reeleito há menos de uma semana para um novo mandato de quatro anos, Alexandre Ferreira não perdeu a chance de ironizar os adversários que criticaram sua gestão durante a campanha. “E olha só que interessante... Nós tivemos uma campanha eleitoral agora há pouco. E alguns candidatos disseram ‘Franca tá acabada’, ‘Franca não presta’, “Franca nada funciona’, e aí vem um ranking desses e coloca a cidade em segundo lugar para se viver. Isso mostra que estamos no caminho certo. Franca está pronta para um futuro muito melhor”.
O ranking das cidades segundo a Veja
As cidades, posição no ranking e a evolução 2010-2023
- Maringá (PR) 0,765 |+1|
- Franca (SP) 0,722 |+6|
- Jundiaí (SP) 0,721 |+1|
- Uberlândia (MG) 0,720 |+6|
- Curitiba (PR) 0,718 |+6|
- Cascavel (PR) 0,714 |+37|
- S. J. dos Campos (SP) 0,713 |-4|
- Piracicaba (SP) 0,710 |-2|
- S. J. do Rio Preto (SP) 0,706 |-8|
- Barueri (SP) 0,700 |+14|
Comentários
25 Comentários
-
Fabiano Peixoto 05/11/2024Fico indignado pelo aumento de crimes que está ocorrendo na cidade. Não temos mais liberdade para sair a noite e caminhar sem preocupar com algum indivíduo nos aborde na rua. Cada dia fica mais perigoso...
-
Alexandre jardini 05/11/2024Que mentira da cidade puro buraco saúde um caus . E está eleição então para mim o sistema elegeu este prefeito . Palhaçada.
-
Andrade Silva 04/11/2024Quem votou como a segunda cidade melhor para se viver, não conhece a realidade,que vários serviços públicos são , péssimos,como saúde , coleta de lixo, atendimento aos animais ,a quantidade de moradores de rua,furtos,falta de fiscalização de trânsito etc!
-
Carlinhos 04/11/2024é mesmo
-
EDUARDO TOZZI BONILHA 04/11/2024This is a joke. A sad one.
-
Darsio 04/11/2024Como assim Francano! O país está caminhando para o abismo? Mas, não é isso que os números indicam, pois estamos com o menor índice de desenprego dos últimos anos. O poder de compra subiu e, o salário mínimo foi corrigido acima da inflação nesses dois últimos anos. O PIB do páis deve fehar o ano em torno de 3%, muito aima do que previa a Faria Lima. Nosso país tem sido bem avaliado pelas agências externas que, impatam nos investimentos. A produção industrial em importante crescimento e, o agro tendo a disposição um fundo jamais disponibilizado nesse país. E, estamos indo para o abismo? Você é certamente mais um desses trouxas que acreditam que o discurso deus, pátria e família paga as suas contas e o torna mais rico. Como já disse, só sendo trouxa para acreditar nas cacas que exalam da boca do mito.
-
Katiuscio Reneguero de Andrade 04/11/2024Meu deus, se Franca é a segunda melhor cidade de se viver no Brasil então tenho até medo de tão ruim as demais cidades são.
-
DANIELSOM 04/11/2024Tirando ruas cheias de trepidação por causa de tantos remendo, e roubalheira que aumentou muito(não só aqui) depois que colocaram um pinguçu corrupto na presidencia, restante vai ate bem..
-
Maria fabiane 03/11/2024Que bom que Deus continue a abençoar esta cidade .mas na minha opinião só fica a desejar na saúde esta faltando médicos principalmente ginecologista
-
Mirto Felipin 03/11/2024com a privatização da sabesp corremos risco.
-
Xing Ling 03/11/2024O ranking leva em conta a quantidade de moradores de rua e pedintes ? Só pode !
-
Francano raiz 03/11/2024Tá igualzinho o ranking da agência Moody que elevou a nota do Brasil para investimento, sendo que o Brasil governado pela esquerda está caminhando pro abismo. Sr Alexandre, vc é o candidato do sistema e o sistema se ajuda, a cidade está horrível pra todo lado e os serviços públicos precários, vc é uma farsa!, só teve 33% dos votos dos francanos, a maioria não te queria no cargo máximo da cidade!
-
Cezar Augusto 03/11/2024Onde será que estão os Negativistas de Plantão .
-
Amanda Fernanda 03/11/2024Que píada!
-
Aiaiai 03/11/2024kkkkk esses rankings são uma piada. A primeira vez que alguém pega um ônibus da São José pra ir até o janjao ser atendido, já descobre que Franca tá muito longe de ser boa assim. Felizmente saí dessa cidade há muitos anos, só volto pra visitar parentes
-
Freitas 03/11/2024Não é possível que o marcador mais importante seja o saneamento básico... Saúde: uma piada; segurança: só piora; educação: deixa a desejar. Zero cultura de qualidade. E ainda pib per capta muito baixo, o mercado imobiliário ridículo (várias cidades com mais oferta de ensino superior, mais empregos e que pagam melhor oferecem moradia mais barata). Vai entender...
-
Zezim 03/11/2024Em qual ranking acreditar? Tem vários cada um coloca franca e outras cidades em posições diferentes Até dias atrás gavião Peixoto era a melhor cidade para se viver no país e agora não está entre os 100 vai entender
-
Fiscal do Mal 03/11/2024Isso é verdade, os moradores de rua falam que é a melhoral cidade pra eles viverem.
-
Darsio 03/11/2024Essa pesquisa é muito subjetiva. Para se ter uma ideia, exaltamos o saneamento básico na cidade, mas uma breve olhada para todas as direções, observamos espaços tomados por lixo, não somente terrenos, mas ruas, praças e avenidas. A coleta seletiva funciona aos frangalhos, pois grande parte da população se quer aderiu a ela. Muitos cidadãos se quer possuem coragem para varrer as suas calçadas e mantê-las limpas. Nossos córregos periféricos fedem a esgoto e, até os centrais vire e mexe também exalam odor fétido. Na questão da educação, quais são as oportunidades para os jovens, pois temos somente uma única universidade com poucos cursos e unicamente centrados em humanidades. Nossas elites disseram não a um instituto federal que, poderia ser o embrião de uma universidade federal. No campo profissional, os que conseguem uma boa formação, necessitam ir embora, pois na cidade não há boas oportunidades. Na saúde, temos uma escandalosa falta de leitos hospitalares e uma fila gigantesca de espera por cirurgias eletivas e atendimento por determinadas especialidades. Não somos um caos, mas estamos muito longe do ideal.
-
ira 03/11/2024p/ mim, ela esta em primeiro lugar
-
Cláudio Matheus. 02/11/2024É para rir? Ou o restante das cidades brasileiras estão muito ruins, o que eu não acredito, ou esse ranking é muito fora da realidade...
-
Valeska 02/11/2024?kkkkkkkk Aqui é bom mas quanto a ser a segunda melhor cidade do país para viver ,faça-me o favor, me poupe
-
Adilson 02/11/2024Mas nesse índice não contaram sobre prefeito e vereadores, e as ruas mal iluminada, buracos, mês para ser atendido para fazer exame....
-
Carlos Brandão 02/11/2024Alexandre prefeito dos moradores de rua! e cabide de emprego de sanguessuga!!!! se está em 2º lugar, NÃO É GRAÇAS A VOCÊ PREFEITINHO!
-
bras cubas 02/11/2024Isso se você não morar na Vila Formosa, ao lado do centro POP, onde o tráfico de entorpecente rola solto, os eternos \"moradores de rua\" ou zumbis fumam crack, e cagam e mijam em todos os lugares, não podendo deixar uma arvore em pé, que vira banheiro e depósito de drogas. Sem contar com o despejo de produtos químicos e vazamento de esgoto que acontecem constantemente no Córrego dos Bagres.