FOCO EM TRANSPLANTES

Hospital Unimed Bauru faz 25 anos com DNA tecnológico


| Tempo de leitura: 4 min
Hospital foi concebido para integrar-se à natureza. Quando foi inaugurado em 1999, HUB contava com 60 leitos; hoje são 235, em uma área de 22 mil m²
Hospital foi concebido para integrar-se à natureza. Quando foi inaugurado em 1999, HUB contava com 60 leitos; hoje são 235, em uma área de 22 mil m²

O Hospital Unimed Bauru comemora, na próxima terça (22), o seu Jubileu de Prata. São 25 anos de atendimento à população de Bauru e região, oferecendo uma medicina avançada, pautada nos princípios cooperativistas e voltadas para o acolhimento, cuidados e segurança do paciente, destaca a assessoria de imprensa.

"Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação celebrar essa data especial. Nosso hospital nasceu do sonho de seus cooperados, que idealizaram a construção de um espaço adequado para atender os nossos beneficiários com assistência de qualidade, pautada na segurança, na tecnologia e na humanização características do 'Jeito de Cuidar Unimed'", destaca o presidente da cooperativa, Marcus Vinícius Marques.

Ele, que já foi diretor técnico e superintende do HUB, hoje celebra com muita alegria essas duas décadas e meia de funcionamento e crescimento do hospital, que foram coroadas, inclusive, com o nascimento do seu neto, Mateus, no próprio hospital, no último dia 29 de setembro. "É gratificante saber que Bauru conta hoje com um dos melhores hospitais do Estado de São Paulo, um dos poucos com Nota 10 no Sistema de Qualificação de Recursos Próprios do Sistema Unimed, Acreditado com Excelência (ONA 3) e que toda essa estrutura está disponível para mais de 120 mil beneficiários atendidos pela Unimed Bauru", frisou.

O crescimento do HUB foi exponencial. Em 1999, quando foi inaugurado, ele contava com 60 leitos e sua área construída era de cerca de 10 mil metros quadrados. Hoje são 235 leitos disponíveis para atender às mais diversas demandas, instalados em uma área de 22 mil metros quadrados, um crescimento de 120%. "O Hospital foi projetado para crescer em blocos, conforme as necessidades de atendimento. Todas as etapas planejadas foram concluídas ao longo desses 25 anos e hoje estamos atendendo uma média de 15 mil pacientes por mês", explica o diretor superintendente do HUB, Roberson Antequera Moron.

História

O HUB foi idealizado no início da década de 90, quando os cooperados, após diversas reuniões, decidiram por investir em um recurso próprio que permitisse a assistência integral dos beneficiários da operadora de saúde Unimed Bauru.

O projeto foi aprovado em 1991, e o terreno, pertencente à associação de ex-pacientes do Instituto Lauro de Souza Lima, começou a ser preparado em 1992. "Desde o início, houve preocupação com impactos ambientais, o que nos levou a implementar programas de reciclagem e eficiência energética", destaca Eliane Fetter Telles Nunes, a presidente na época.

O hospital foi concebido para integrar-se à natureza, garantindo bem-estar aos pacientes, e possui estacionamento gratuito para os beneficiários. O projeto assinado pelo arquiteto Jurandyr Bueno Filho já previa a expansão em blocos, o que facilitou o desenvolvimento da estrutura, que também foi pensada para ter uma integração com a natureza, proporcionando bem-estar aos pacientes, colaboradores e cooperados que por ali circulam.

Pandemia

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o hospital enfrentou grandes desafios. Entre março de 2020 e outubro de 2021, foram realizadas 1.494 internações de pacientes com a doença, com 1.115 deles (75%) recebendo alta. "Foi um período de intensa dedicação de nossa equipe", diz Moron. Para enfrentar a crise, o hospital adquiriu equipamentos essenciais e manteve-se abastecido com medicamentos.

Digital

Contemporâneo da era digital, o Hospital Unimed Bauru tem em sua essência o perfil moderno e conectado da tecnologia, destaca a assessoria de imprensa. De acordo com ela, a diretoria não poupa esforços para modernizar os sistemas, com foco na segurança do paciente e no avanço dos tratamentos.

O HUB foi o pioneiro do Sistema Unimed a adquirir um robô para cirurgias, acrescenta. "Hoje já contabilizamos mais de 1.500 cirurgias realizadas com ele", destaca o diretor técnico da instituição, João Trentini.

Outro destaque foi a modernização da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) e da Farmácia de Produção. Os setores tiveram seu espaço ampliado em mais de 100% e passaram a operar em modelo semiautomatizado. "O novo sistema contribui para eliminar o desperdício, reduzir custos e otimizar o trabalho das equipes de farmácia e de enfermagem", explica Moron.

O HUB utiliza o auxílio da Inteligência Artificial (IA) no atendimento médico aos pacientes. O sistema automatizado ajuda nos diagnósticos e na prescrição de medicamentos, com base nas informações cadastradas pelo médico no prontuário do paciente. "A IA consegue identificar, por exemplo, se a prescrição do medicamento é compatível ou não com aquele paciente. Por exemplo, se a pessoa for alérgica a algum componente da fórmula do remédio, ela dá o alerta, evitando erros e garantindo maior segurança ao tratamento", acrescenta Moron.

Setor TMO

Em 2025, o hospital inaugurará seu setor de Transplante de Medula Óssea (TMO), que complementará o tratamento de pacientes com neoplasias. "Estamos ampliando o espaço para atender com a melhor estrutura disponível", comenta Moron. O presidente Marcus Vinícius Marques ressalta que há planos futuros para expandir os transplantes de rim e fígado, ampliando ainda mais as opções de tratamento.

Obras iniciadas após concepção ser debatida à exaustão
Obras iniciadas após concepção ser debatida à exaustão
Ambientes pensados para garantir conforto aos pacientes
Ambientes pensados para garantir conforto aos pacientes
Hospital investe em equipamentos modernos
Hospital investe em equipamentos modernos

Comentários

Comentários