LEGISLATIVO

Conheça as 5 caras novas da Câmara de Taubaté a partir de 2025

Por Da Redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Montagem feita com fotos de arquivo pessoal dos vereadores eleitos
Em cima, Ariel, Isaac e Bilili. Embaixo, Nicola e Zelinda
Em cima, Ariel, Isaac e Bilili. Embaixo, Nicola e Zelinda

Dos 19 vereadores eleitos em Taubaté nesse domingo (6), cinco não estão na Câmara atualmente e serão caras novas no Legislativo a partir de 2025.

As novidades para a próxima legislatura são (por ordem do número de votos): Ariel Katz (PDT), Isaac do Carmo (PT), Bilili de Angelis (PP), Nicola Neto (Novo) e Zelinda Pastora (PRD).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Desses, apenas Bilili de Angelis já havia sido vereador anteriormente.

Ariel Katz.

Formado em gestão pública, Ariel Katz tem 32 anos. Atuou por dois anos e meio como assessor parlamentar do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), na Assembleia Legislativa.

Nessa, que foi a primeira eleição que disputou, foi eleito pelo PDT com 2.930 votos. O pai dele, Paulo Elevi Katz, foi vereador em Taubaté, de 2001 a 2004.

Na Câmara, pretende focar na área social. "A cidade está precisando de tanta coisa, mas trabalhei muito na parte social [como assessor parlamentar]. Vou dar um gás novo, para tentar ajudar a cidade".

Isaac do Carmo.

Advogado e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo tem 49 anos. Foi candidato a prefeito em 2012 (quando chegou ao segundo turno) e 2016, e a deputado estadual em 2014. Agora, foi eleito vereador pelo PT, com 2.400 votos.

Com Isaac, o PT voltará a ter vereador em Taubaté após duas legislaturas sem representação na Câmara. "Nosso foco, desde o ano passado, era voltar a ter uma voz na Câmara".

O advogado afirmou que terá como prioridades as áreas de desenvolvimento econômico e social. "Falta um projeto para a cidade na área do desenvolvimento econômico e da indústria, como um todo. Também serei a voz do governo federal em Taubaté. Existem inúmeros projetos do governo federal, e a Prefeitura não busca essas parcerias. Também terei um olhar voltado para a periferia. Os bairros estão abandonados pelo poder público. O mandato vai ter muito essa cara, muito próximo ao movimento sindical da cidade".

Bilili de Angelis.

Empresário, Bilili de Angelis tem 68 anos. Tem uma trajetória de vaivém na Câmara que se estende por mais de 30 anos.

Já foi vereador por três mandatos: o primeiro, de 1993 a 1996, pelo PL, e os outros dois de 2013 a 2020, pelo PSDB. Também atuou como suplente nas legislaturas de 2009 a 2012 e de 2021 a 2024.

Agora, foi eleito para um quarto mandato pelo PP, com 2.143 votos. "Eu sou agro. A agropecuária ficou abandonada [nos últimos anos]. [Como vereador] vou retomar meu trabalho na área da saúde e da agropecuária".

Nicola Neto.

Comerciante, Nicola Neto tem 46 anos. É vice-presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Taubaté.

Na primeira eleição que disputou, foi eleito vereador pelo Novo, com 1.656 votos.

"Há 12 anos sou vice-presidente da Apae. Então, o lado social é bem forte. Além disso, sou comerciante e sou da zona rural. Então, essas três áreas são bem fortes em mim".

Zelinda Pastora.

Administradora, Zelinda Pastora tem 46 anos. Atua como pastora de jovens e adolescentes na igreja Ministério Sonho de Deus.

Foi eleita vereadora pelo PRD com 1.644 votos. Antes, em 2022, havia sido candidata a deputada estadual pelo Patriota (no fim de 2023, o Patriota se uniu ao PTB e deu origem ao PRD).

Na Câmara, terá como prioridades temas como proteção da infância e adolescência, violência contra a mulher, ensino profissionalizante e empreendedorismo. "Minha vida transicionou quando, há nove anos, meu primeiro filho nasceu, e depois minha filha. Há seis anos estou inteiramente à frente de projetos, principalmente o Toque de Amor, que acolhe vítimas do abuso sexual".

Comentários

Comentários