LEGISLATIVO

Rossini passa a ser o vereador com mais mandatos na história

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/CMC
Rossini alcança um marco histórico ao superar os ex-vereadores Aurélio Cláudio e Tadeu Marcos, que também tinham 6 mandatos.
Rossini alcança um marco histórico ao superar os ex-vereadores Aurélio Cláudio e Tadeu Marcos, que também tinham 6 mandatos.

O vereador Luiz Rossini (Republicanos) foi reeleito neste domingo (6) para seu sétimo mandato na Câmara Municipal de Campinas, consolidando-se como o parlamentar com mais mandatos na história recente do Legislativo da cidade. Com 6.112 votos nas eleições municipais de 2024, Rossini, que atualmente ocupa a presidência da Câmara, alcança um marco histórico ao superar os ex-vereadores Aurélio Cláudio e Tadeu Marcos, que também tinham seis mandatos.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

"Me sinto muito honrado em ser o vereador mais longevo desta Casa de Leis, especialmente em uma cidade como Campinas, uma das maiores do país. Isso demonstra o trabalho sério e comprometido que realizamos ao longo de cada mandato. Agradeço à população pela confiança e pelo carinho", declarou Rossini após a confirmação de sua reeleição.

Eleito pela primeira vez no final da década de 1980, Rossini participou das legislaturas de 1989-1992, 1993-1996, 1997-2000, 2013-2016, 2017-2020, 2021-2024 e agora integra a nova legislatura, que vai de 2025 a 2028. Ao longo de sua trajetória, Rossini desempenhou papel na criação de leis e políticas públicas. Ainda em seu primeiro mandato, como vereador Constituinte, foi responsável pela elaboração da Lei Orgânica Municipal e pela inclusão de uma emenda que obriga o município de Campinas a tratar 100% dos esgotos coletados.

Durante seus mandatos, Rossini também esteve à frente de projetos, como a Lei do Pancadão, que coíbe o excesso de som nos carros, e foi presidente da Comissão de Meio Ambiente por mais de uma década, onde atuou de forma decisiva durante a crise hídrica de 2014. Em 2022, em um momento de crise com escândalo de supostas irregularidades em contratos do legislativo que atingiu o ex-presidente Zé Carlos (PSB), foi eleito presidente da Câmara, em busca de maior transparência nos processos públicos.

Comentários

Comentários