BEM ESTAR & CIA

Ovo, o alimento queridinho do brasileiro


| Tempo de leitura: 2 min
O ovo é um excelente alimento, considerado proteína de padrão ouro. Veja qual é a quantidade ideal a ser consumida e a melhor forma de preparo
O ovo é um excelente alimento, considerado proteína de padrão ouro. Veja qual é a quantidade ideal a ser consumida e a melhor forma de preparo

O ovo é uma das proteínas mais comuns na mesa do brasileiro, podendo ser comido frito, cozido, em forma de omelete e até mexido.

Seja para consumi-lo no café da manhã, no almoço, no jantar ou a qualquer hora do dia. E o melhor: além de gostoso, o alimento é rico em vitaminas A, D e E.

"O ovo é um excelente alimento, considerado proteína de padrão ouro, porque ela é completa, assim como a da carne e do leite. Ajuda na construção muscular, na formação do sangue, no sistema imunológico, na formação de pele e cabelo", explica a nutricionista Priscilla Primi.

Entretanto, não se pode fazer uma alimentação baseada apenas em ovos.

"A alimentação tem que ser diversificada e variada para fornecer todos os nutrientes necessários ao corpo, e em excesso pode comprometer principalmente o sistema renal", diz a nutricionista.

E consumir um ovo por dia, faz bem à saúde? De acordo com a Mayo Clinic, nos Estados Unidos, especializada em pesquisas médicas, "a maioria das pessoas saudáveis pode consumir até sete ovos por semana sem aumentar o risco de doenças cardíacas". De acordo com o estudo, pode ajudar a prevenir certos tipos de derrame.

Outro relatório, feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostra que o consumo de quatro ovos por semana não teria efeitos na saúde cardiovascular a longo prazo em pessoas saudáveis.

"Ingerir um ovo por dia, em média, não foi associado a maior risco de doença cardiovascular, exceto para insuficiência cardíaca", informa o portal da instituição.

Pesquisadores espanhóis da Universidad de Castilla-La Mancha afirmam que pessoas que comem pelo menos cinco ovos por semana são mais magras.

O estudo, publicado na revista científica Clinical Nutrition, envolveu 355 pessoas entre 18 e 30 anos. A forma de preparo não foi considerada.

Entre suas três principais formas de preparo (frito, cozido ou mexido), porém, prefira sempre o ovo cozido. Segundo os especialistas, ele é menos calórico e tem todas as propriedades que fazem bem à saúde. Em segundo lugar, fica o mexido e, por último, vem o frito.

Comentários

Comentários